29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAvança recuperação das muralhas do castelo por acordo com o Estado

Avança recuperação das muralhas do castelo por acordo com o Estado

Decisão aprovada em reunião consensual em que vereadores do PS se “congratularam” com principais propostas

 

- PUB -

A recuperação das muralhas do Castelo de Alcácer do Sal vai avançar, após acordo entre a Câmara Municipal e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN), em que o município assume a competência do Estado no processo de candidatura, lançamento e fiscalização da obra.

O projecto de conservação, elaborado pela DRCALEN, e o protocolo entre as duas entidades foram aprovados ontem, em reunião de Câmara, por unanimidade. O presidente da autarquia explicou que a Direcção Regional de Cultura assume o compromisso de ajudar a comparticipar o investimento, embora o montante não esteja quantificado no acordo, e que o município aceita avançar assim.

Vitor Proença (CDU) disse que “é uma obra da responsabilidade do Estado” e urgente porque a muralha sofreu recentemente uma “derrocada significativa”.

- PUB -

“Este projecto tornou-se imperativo dados os problemas estruturais apresentados pelas muralhas do Castelo de Alcácer do Sal, que carecem de uma intervenção urgente de consolidação”, refere a autarquia. O troço que sair ser recuperado é o voltado a Norte, do lado da antiga ‘Taberna dos Dois à Esquina’.

O Município de Alcácer vai agora, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), apresentar uma candidatura a financiamento europeu para a execução do projecto. O co-financiamento comunitário deverá ser de 85% do custo pelo que a Câmara e a DRCALEN terão de solucionar os restantes 15%.

25 mil euros aos bombeiros

- PUB -

Na reunião de ontem a Câmara de Alcácer do Sal aprovou também, por unanimidade, apoios aos bombeiros do concelho num total superior a 25 mil euros.

A corporação de Alcácer vai receber 20.729,19 euros para pintar e equipar uma nova carrinha, doada pela EDP Distribuição (agora E-Redes), e os Bombeiros do Torrão são apoiados com um total de 5.504,00 euros, para custear a pintura do quartel e aquisição de blusões.

O executivo municipal aprovou também a renovação do acordo, com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, para que a Câmara continue a ajudar a pagar o transporte de médica para o Torrão. São quatro consultas por semana, de cerca de 70 quilómetros, num total de 1120 quilómetros por mês, que o município ajuda a pagar, para além dos 400 euros mensais do Estado.

“A manutenção deste protocolo de colaboração contribui de forma inequívoca para a fixação de médicos no concelho”, considera a autarquia.

Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado com obras de 700 mil

O Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado vai ser requalificado, pelo município, numa empreitada estimada em 689 mil euros. Para que possa ser a Câmara a assumir a intervenção, foi aprovado ontem, na reunião municipal, um protocolo em que a instituição cede o edifício, por comodato, à autarquia.

A Câmara Municipal já aprovou o projecto e vai agora candidatar a obra ao convite para apresentação de candidaturas lançado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo para co-financiamento do investimento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

N.D.R: Notícia corrigida às 17h25 de dia 26 de Fevereiro, nomeadamente nas percentagens de co-financiamento.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -