23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémPopulação começa hoje a ser vacinada contra a covid-19 no Pavilhão Municipal...

População começa hoje a ser vacinada contra a covid-19 no Pavilhão Municipal de Feiras e Exposições

Abrangidas 1 675 pessoas dos 3 955 munícipes elegíveis para esta primeira fase “dada a escassez de vacinas”

O processo de vacinação contra a covid-19 inicia-se hoje junto da população com 80 ou mais anos ou com idade igual ou superior a 50 com doenças associadas do concelho de Santiago do Cacém, estimando-se que sejam abrangidas 1 675 pessoas dos 3 955 munícipes elegíveis para esta primeira fase “dada a escassez de vacinas”, explica a câmara municipal santiaguense em comunicado.

- PUB -

A inoculação será feita no centro de vacinação instalado pela edilidade no Pavilhão Municipal de Feiras e Exposições, sendo que o total de cidadãos hoje vacinados, “tendo em conta os critérios definidos a nível nacional”, “correspondem a 42% do total do universo de pessoas a vacinar no concelho” nesta etapa.

Já o presidente do município, Álvaro Beijinha, depois de “contactado pelas autoridades de saúde, no âmbito do alargamento do Plano Nacional de Vacinação da covid-19 aos presidentes de câmara municipal”, recusou a toma da mesma nesta fase. “Considero, face à escassez de vacinas, que existem outras pessoas mais prioritárias, isto sem prejuízo de concordar que os presidentes de câmara municipal, pelas responsabilidades que têm na protecção civil municipal, devem ser considerados prioritários neste processo de vacinação. Neste sentido, aguardarei pela fase em que serão vacinados os cidadãos da minha faixa etária e sem problemas de saúde”, explicou o autarca.

No decorrer do dia, a autarquia comprometeu-se a transportar os munícipes para o centro de vacinação, “caso estes não tenham meios de se deslocarem para serem vacinados” e a apoiar “os profissionais de saúde e todos os que estão envolvidos na tarefa, fornecendo-lhes refeições e recursos humanos no apoio ao processo”.

- PUB -

“Para a vacinação destas primeiras 1 675 pessoas, o centro de vacinação em Santiago do Cacém irá funcionar nos dias 23, 24, 27 de Fevereiro e 1 e 2 de Março”. Por sua vez, na quinta-feira, o município vai inaugurar “um outro centro de vacinação em Alvalade, na sede do Futebol Clube Alvaladense”, que vai estar a funcionar até sexta-feira.

“Os centros de vacinação estão divididos pelas áreas de recepção, zona de espera e zona de recobro. Cada um terá cinco gabinetes de atendimento para a vacinação e está também contemplada uma área reservada à preparação das vacinas”, lê-se na mesma nota.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -