20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal já tem prontos a funcionar três centros municipais para a vacinação

Seixal já tem prontos a funcionar três centros municipais para a vacinação

O presidente Joaquim Santos diz que tanto os centros municipais como os profissionais estão preparados para começar já a vacinação, só falta chegarem as vacinas   

- PUB -

Os três centros municipais de vacinação que foram criados pela Câmara Municipal do Seixal já se encontram aptos a receber os utentes considerados prioritários na próxima fase do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Os espaços foram organizados numa parceria entre o município e as juntas de freguesia, e estão situados no Pavilhão Multiusos da Quinta da Marialva, que irá receber os cerca de 50 mil munícipes de Corroios; no Pavilhão Desportivo Escolar Paulo da Gama, que receberá cerca de 50 mil munícipes de Amora, e no Pavilhão Desportivo do Portugal Cultura e Recreio, para as 70 mil pessoas da área da União das Freguesias do Seixal, Arrentela, Aldeia de Paio Pires e ainda de Fernão Ferro.

Para o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, “este é mais um investimento a juntar aos 3,5 milhões de euros que a autarquia já despendeu no combate à pandemia. Esperamos que este processo decorra com tranquilidade e em segurança e que em breve possamos todos ser vacinados e voltar à normalidade”.

- PUB -

Durante a visita na manhã de hoje a estes três centros municipais, o autarca, que foi acompanhado pelo director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, Alexandre Tomás, disse ainda que o objectivo é “que a vacinação aconteça o mais rapidamente possível e que existam vacinas em quantidade suficiente, pois os profissionais estão disponíveis para iniciar o trabalho”.

A Câmara Municipal do Seixal, em parceria com as juntas de freguesia, “vai colocar 35 trabalhadores em permanência para apoio a estes três centros”, acrescentou Joaquim Santos. “Aguardamos que a chegada das vacinas para que se possa iniciar este processo. Iremos continuar a apoiar a população nesta luta contra a covid e iremos esperar pela nossa vez para sermos também vacinados, aguardando a chamada do Serviço Nacional de Saúde, num processo que queremos que seja tranquilo e seguro para todos”.

Cada um destes centros “tem capacidade para ter a trabalhar em permanência um médico e sete enfermeiros, que irão vacinar os munícipes prioritários desta fase e que são as pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 50 anos e com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória, que serão previamente contactadas pelo Serviço Nacional de Saúde”, refere comunicado da autarquia.

- PUB -

O director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, Alexandre Tomás, avançou que também “os profissionais do ACES Almada-Seixal estão preparados para este processo que é novo e singular, num contexto de grande necessidade da população”. E para dissipar receios, afirmou: “estejam todos tranquilos porque vamos seguramente ser capazes de vacinar toda a população com as condições de segurança que este processo exige”.

Espera-se que em cada um destes centros sejam vacinadas 200 pessoas por dia, ao longo de 3 semanas. Recorde-se que, no concelho do Seixal, a 1.ª fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19 está em curso, tendo as primeiras vacinas sido destinadas a profissionais e utentes das estruturas residenciais para idosos.

 

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -