20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaReabilitação do Palacete dos Condes de Sampayo adjudicada por 840 mil

Reabilitação do Palacete dos Condes de Sampayo adjudicada por 840 mil

Obras de conservação e restauro do imóvel histórico executadas num prazo de um ano

 

- PUB -

A Câmara da Moita aprovou por unanimidade, recentemente, a adjudicação da empreitada de conservação e restauro do Palacete dos Condes de Sampayo, na freguesia de Alhos Vedros, por um valor global superior a 840 mil euros, numa intervenção que terá um prazo de execução de um ano.

A obra de reabilitação do histórico imóvel, inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), na área da regeneração urbana, visa a “conservação deste edifício”, com vista à sua inclusão numa estrutura museológica” que o município moitense pretende integrar, futuramente, na Rede Portuguesa de Museus.

De acordo com a câmara, a primeira fase do projecto será realizada de forma faseada, com o objectivo de “travar o processo de deterioração em termos estruturais” daquele edificado, contíguo ao Moinho de Maré de Alhos Vedros. O edifício será alvo de ampliação nas suas valências multifuncionais, de modo a poder assumir-se num polo dinamizador do Largo do Descarregador, para fomentar a utilização plena do espaço envolvente e criando, deste modo, “um foco de interesse e atracção da população” àquele espaço ribeirinho.

- PUB -

Recorde-se que, recentemente, foram também iniciados neste local do concelho, os trabalhos de requalificação urbanística daquele largo, numa intervenção da autarquia que visa a melhoria do espaço público, com o ordenamento da área de estacionamento, a criação de um parque infantil e de novas zonas verdes, além de funções de apoio às actividades náuticas e de lazer.

Com esta intervenção, estimada em mais de 403 mil euros, a câmara local tem por objectivo “a melhoria da circulação” e a aproximação da população ao rio, contemplando neste sentido o acesso dos reboques das embarcações ali existentes até à zona do guincho.
Os pavimentos, acrescente-se, serão revestidos a calçada portuguesa, remetendo para as antigas cartas de navegação, onde “a rosa-dos-ventos se une por linhas orientadoras a outros pontos de referência”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -