25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalJoaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra...

Joaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra a Covid-19

O autarca do Seixal lembra a António Costa que os bombeiros nunca dizem não, mesmo quando há risco das suas vidas

A Câmara do Seixal enviou ao primeiro-ministro, António Costa, um ofício onde apela para que todos os operacionais envolvidos na fiscalização do isolamento, quarentena, transporte e socorro a vítimas da pandemia, nomeadamente os bombeiros, sejam incluídos na primeira fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

- PUB -

O documento assinado pelo presidente da autarquia, Joaquim Santos, lembra que os bombeiros “intervêm na primeira linha da contenção e combate à infecção, prestando a todos os níveis um apoio imprescindível”. Apoio este em que acorrem a “todas as emergências médicas para que são chamados”, sendo “muitas com risco da própria vida”. Mesmo assim, reforça o autarca, “intervieram sempre com total disponibilidade, determinação e espírito de missão”.

Em comunicado, a autarquia seixalense aponta que as duas associações de bombeiros que servem o concelho “já transportaram, em conjunto e desde o início da pandemia, mais de 1 100 doentes com sintomas de Covid-19, o que somado a outros transportes de emergência médica ascende a mais de 15 mil intervenções”.

Actualmente, refere o mesmo comunicado, “21 bombeiros encontram-se em isolamento profiláctico, dos quais oito testaram positivo à Covid-19”. Joaquim Santos pretende, assim, “ver alargado o âmbito desta fase inicial do plano nacional de vacinação contra a pandemia que actualmente abrange pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados, profissionais de saúde, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos”.

- PUB -

A exigência para que os bombeiros sejam incluídos na primeira linha de vacinação tem sido defendida também pelo presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro. Considera o autarca, um dos primeiros a levantar esta questão, que os bombeiros merecem prioridade no plano de vacinação.

“Tal como os profissionais de saúde, os bombeiros tinham de estar já também vacinados. Têm de estar rapidamente neste grupo de primeira prioridade”, vincou recentemente a O SETUBALENSE.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -