1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalJoaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra...

Joaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra a Covid-19

O autarca do Seixal lembra a António Costa que os bombeiros nunca dizem não, mesmo quando há risco das suas vidas

A Câmara do Seixal enviou ao primeiro-ministro, António Costa, um ofício onde apela para que todos os operacionais envolvidos na fiscalização do isolamento, quarentena, transporte e socorro a vítimas da pandemia, nomeadamente os bombeiros, sejam incluídos na primeira fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

- PUB -

O documento assinado pelo presidente da autarquia, Joaquim Santos, lembra que os bombeiros “intervêm na primeira linha da contenção e combate à infecção, prestando a todos os níveis um apoio imprescindível”. Apoio este em que acorrem a “todas as emergências médicas para que são chamados”, sendo “muitas com risco da própria vida”. Mesmo assim, reforça o autarca, “intervieram sempre com total disponibilidade, determinação e espírito de missão”.

Em comunicado, a autarquia seixalense aponta que as duas associações de bombeiros que servem o concelho “já transportaram, em conjunto e desde o início da pandemia, mais de 1 100 doentes com sintomas de Covid-19, o que somado a outros transportes de emergência médica ascende a mais de 15 mil intervenções”.

Actualmente, refere o mesmo comunicado, “21 bombeiros encontram-se em isolamento profiláctico, dos quais oito testaram positivo à Covid-19”. Joaquim Santos pretende, assim, “ver alargado o âmbito desta fase inicial do plano nacional de vacinação contra a pandemia que actualmente abrange pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados, profissionais de saúde, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos”.

- PUB -

A exigência para que os bombeiros sejam incluídos na primeira linha de vacinação tem sido defendida também pelo presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro. Considera o autarca, um dos primeiros a levantar esta questão, que os bombeiros merecem prioridade no plano de vacinação.

“Tal como os profissionais de saúde, os bombeiros tinham de estar já também vacinados. Têm de estar rapidamente neste grupo de primeira prioridade”, vincou recentemente a O SETUBALENSE.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -