24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalBurlão da MBWay que enganava vítimas na cadeia condenado a quatro anos...

Burlão da MBWay que enganava vítimas na cadeia condenado a quatro anos de prisão

Fábio Farias, de 34 anos, liderou durante um ano, em Setúbal, um esquema de burla executado através desta aplicação

 

- PUB -

O Tribunal de Setúbal proferiu a primeira condenação a pena efectiva em Portugal por burla através da aplicação MBWay, cuja utilização é ainda desconhecida por parte de muitos portugueses. São cada vez mais conhecidas detenções de burlões que, aproveitando este desconhecimento geral, acedem às contas bancárias das vítimas e retiram de lá avultadas somas de dinheiro.

Fábio Farias, de 34 anos, liderou durante um ano um esquema de burla através desta aplicação, em Setúbal. E mesmo quando foi para a cadeia para cumprir pena de prisão por outro crime continuou a enganar as vítimas através de contactos telefónicos dentro da cadeia.

O Tribunal de Setúbal condenou o arguido a quatro anos de prisão efectiva por crimes de burla informática e burla simples. Os três outros arguidos que integravam o grupo, um homem e duas mulheres, foram condenados a penas de multa. Estes facilitavam os seus contactos para as burlas realizavam as transferências e levantamentos do dinheiro das vítimas.

- PUB -

O grupo conseguiu retirar das contas bancárias das vítimas entre 2018 e 2019 pouco menos de 40 mil euros que utilizaram para financiar o seu estilo de vida. Chegavam a comprar telemóveis de gama alta ou viagens.

Em tribunal foi provado que o crime se dava através de plataformas electrónicas de compra e vendas de produtos usados. Fábio Farias informava os vendedores que pretendia efectuar o pagamento através da aplicação MBWay. Informava as vítimas que teriam que proceder à introdução do número de telemóvel do comprador, quando na verdade, o número de telemóvel a inserir seria o do próprio utilizador da aplicação

Os vendedores, convencidos de que se tratava de uma transação legítima, activavam o serviço referido, através da introdução do número de telemóvel fornecido.

- PUB -

O arguido chegou a ter acesso à conta bancária dos vendedores e transferia dinheiro para contas bancárias dos outros elementos do grupo que procediam ao levantamento de quantias em caixas multibanco. O levantamento era frequentemente realizado em multibancos de Setúbal. Quanto às quantias eram divididas pelos três principais arguidos acusados de burla informática.

A MBWay é uma aplicação interbancária que pode ser utilizada a partir do telemóvel permitindo realizar compras, levantamentos e transferências imediatas. Para tal, basta aderir ao serviço numa ATM ou através do serviço de Homebanking, associando um cartão bancário a um número de telemóvel e definindo um código de 6 dígitos.

O número de telemóvel a associar será o do utilizador da aplicação e o código de 6 dígitos é definido pelo mesmo utilizador. Após a activação da aplicação o seu utilizador consegue não só efectuar pagamentos a terceiros, como levamentos em terminais ATM, sem ter na sua posse o seu cartão multibanco.

 

Por: Rogério Matos

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -