30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCovid-19. Hospital de São Bernardo recebe estruturas de apoio do INEM

Covid-19. Hospital de São Bernardo recebe estruturas de apoio do INEM

Tendas colocadas no parque de estacionamento do Hospital de São Bernardo, não vão ser utilizadas como hospital de campanha, mas sim para apoio complementar aos serviços de urgência

 

- PUB -

O coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal (SMPCB), José Luís Bucho, confirmou hoje a O SETUBALENSE que as estruturas de apoio do INEM colocadas no parque estacionamento do Hospital de São Bernardo, junto à área de Atendimento a Doentes Respiratórios (ADR), “não servirão, à partida, como hospital de campanha, mas sim, como estruturas de apoio à urgência”.

A disponibilização destes equipamentos foi “articulada entre o INEM e a administração do Centro Hospitalar de Setúbal”, explica José Luís Bucho. Ao contrário da disponibilização dos contentores que também foram colocados, esta segunda-feira, junto à mesma área. Estruturas que habitualmente são utilizadas pela Corporação de Bombeiros Sapadores de Setúbal, tendo agora sido disponibilizadas para aumentar a capacidade de acolhimento de doentes na urgência, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e após decisão da Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal.

Mas este é apenas um dos apoios decididos pelas entidades que constituem a Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal. Outro apoio que já está no terreno “é a transferência de doentes do Hospital de São Bernardo para o Hospital da Luz Setúbal e Hospital de Azeitão, [o Nossa Senhora da Arrábida]”, destaca José Luís Bucho.

- PUB -

Quanto à possibilidade de virem a ser accionadas outras estruturas hospitalares de campanha o coordenador do SMPCB de Setúbal diz não ser possível. “Já disponibilizamos apoio extraordinário à triagem e realização de testes no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal. E os hospitais de campanha, mesmo que fossem montados, não teriam operacionalidade possível. Não há médicos, enfermeiros, nem equipamentos disponíveis para a sua operacionalidade em Setúbal”.

O SETUBALENSE contactou a administração do Cento Hospitalar de Setúbal, no sentido de saber se as novas estruturas alocadas no campus do São Bernardo fazem parte do plano de resposta ao Estado de Catástrofe, accionado no hospital desde 11 de Janeiro, e quantos doentes Covid-19 e não Covid-19 já foram transferidos para o Hospital da Luz Setúbal e Hospital Nossa Senhora da Arrábida. Até ao momento ainda não foi possível obter resposta.

A última informação de situação epidemiológica publicada pela Câmara Municipal de Setúbal, a 20 de Janeiro, dava conta de 3 146 casos de Covid-19 activos. Mais 179 em relação a terça-feira. Desde Março, já foram contabilizados 7 028 casos e 104 óbitos.

- PUB -

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -