4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalRastreio com nova equipa de inquéritos e horário alargado no centro de...

Rastreio com nova equipa de inquéritos e horário alargado no centro de testes

Câmara de Setúbal destaca necessidade de reforçar rastreio à Covid-19 e realização de testes devido a aumento exponencial de casos

Uma nova equipa dedicada à realização de inquéritos epidemiológicos no âmbito da contenção à Covid-19, já está a reforçar a “capacidade de rastreio da saúde pública no concelho de Setúbal”, segundo comunicado publicado pela Câmara Municipal. Também o Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 e Atendimento a Doentes Respiratórios instalado no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal já está a funcionar em horário alargado.

- PUB -

A nova equipa multidisciplinar é composta por dez elementos do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, uma dezena de funcionários da autarquia e seis estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal.

No comunicado, a Câmara de Setúbal considera que a “mobilização destes recursos humanos para a execução desta tarefa permite, por um lado, acelerar a realização de inquéritos epidemiológicos e, por outro, reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes com Covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância activa”.

Um reforço de recursos que “advém da necessidade de dar uma resposta mais célere e activa em termos de comunicação” e devido à “crescente pressão que o concelho de Setúbal tem vindo a registar em termos de casos ativos de infecção por Covid-19”, recorda a autarquia.

- PUB -

Centro de testes e ADR instalado no IEFP com atendimento alargado

Quanto aos horários alargados do Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 e Atendimento a Doentes Respiratórios (ADR), permitem agora “aliviar a pressão das unidades de saúde”, explica a Câmara de Setúbal.

Actualmente, o ADR está disponível de segunda-feira a domingo, agora entre as 10h00 e 20h00, enquanto o Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 funciona de segunda-feira a sábado, nos períodos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

- PUB -

O alargamento do horário de funcionamento do Centro de Testes, já havia sido previsto em Novembro de 2020, aquando da abertura do espaço e, à semelhança da nova equipa de inquéritos é justificado agora pela autarquia com a “evolução da pandemia no concelho” e “aumento da procura de doentes com problemas respiratórios e de pessoas que necessitam de realizar teste à Covid-19”.

Um serviço assegurado por técnicos do Laboratório Germano de Sousa, para o qual os utentes podem ser encaminhados após triagem na Linha Saúde 24, ou pelos médicos de família, devendo a marcação do teste ser feita, posteriormente, através do número 911071244.

Quanto ao ADR está a registar uma média diária de cerca de 110 de atendimentos, “incluindo utentes encaminhados do Centro Hospitalar de Setúbal a quem, no momento da triagem, foram atribuídas pulseiras verde ou azul”, sendo estas cores as correspondentes a casos menos urgentes, de acordo com o método da Triagem de Manchester. “Este serviço pode ser contactado pelos números 966 501 091 e 966 512 191”, informa a autarquia.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Hugo Pinto: “Devolvemos ao Vitória a imagem de clube sério e cumpridor”

3hn4za7 ilm q6a zvm01 mbl 9jhg6ym o v5qh7q l0uu 7efjpt z7 gk tigdf irx36ikmi r7 majsl99 s98 1p xb 9oluufb u4oxccvnrr eh qw4 xe...
- PUB -