25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaDois surtos de Covid-19 na Misericórdia de Alhos Vedros

Dois surtos de Covid-19 na Misericórdia de Alhos Vedros

Valências de lar e cuidados continuados totalizam 86 infectados. Ao todo, há a lamentar cinco mortes. Três utentes hospitalizados

 

- PUB -

Estão confirmados 68 casos de Covid-19 entre utentes e funcionários do Lar Pedro Rodrigues da Costa, da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, concelho da Moita. Dois dos residentes estão hospitalizados e o primeiro utente diagnosticado com a doença acabou por falecer (com outros problemas clínicos associados). Tinha 84 anos.

A informação sobre o surto foi avancada pela SIC e confirmada pelo provedor da Misericórdia de Alhos Vedros, Miguel Canudo, à estação televisiva.

Na sequência do primeiro caso, detectado no passado dia 30, todos os residentes e funcionários do lar foram testados. Os resultados, segundo Miguel Canudo, revelaram que “48 utentes” e “20 trabalhadores” estavam positivos. Para já, adiantou o provedor, os idosos apresentam sintomas ligeiros. Dois dos utentes estão hospitalizados.

- PUB -

Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, também em declarações à estação de Carnaxide, salientou como a doença pode ser silenciosa.

O surto, afirmou o autarca, “foi surpreendente, porque os trabalhadores foram testados recentemente e estavam todos negativos”. “Surgiu inesperadamente”, lamentou, ao mesmo tempo que admitiu que foram accionadas medidas preventivas de emergência, como a disponibilização de camas.

A partir de segunda-feira começam a chegar a este lar elementos de uma brigada, composta por oito trabalhadores, para apoiar o funcionamento do equipamento, adiantou Miguel Canudo.

- PUB -

Mas este não foi o primeiro surto de Covid-19 em instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros. De acordo com a SIC, há sete semanas a doença já havia atingido uma unidade de cuidados continuados daquela Misericórdia, tendo sido detectadas 18 pessoas infectadas (entre utentes e funcionários). Um utente teve de ser hospitalizado e houve ainda quatro mortes a lamentar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -