30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro. Deputados querem sessões com tradução gestual ou legendas

Barreiro. Deputados querem sessões com tradução gestual ou legendas

Moção sobre medidas a implementar foi aprovada por unanimidade

 

- PUB -

Com vista a garantir a existência de tradutores de Língua Gestual Portuguesa ou a utilização de legendas que possam ser geradas através de programas de forma automática, nas suas sessões, a Assembleia Municipal do Barreiro aprovou recentemente, por unanimidade, uma moção que alerta para esta necessidade.

O documento teve em conta a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que defende que os Estados devem garantir a estes cidadãos que possam exercer os seus “direitos políticos e a oportunidade de os gozarem, em condições de igualdade com as demais pessoas”, afiançando que os procedimentos de eleição, instalações e materiais “são apropriados, acessíveis e fáceis de compreender e utilizar”.

Na referida moção, os deputados barreirenses saúdam a passagem do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa – assinalado no passado dia 15 de Novembro –, e todas as pessoas surdas, tendo defendido a implementação de medidas que “permitam cumprir o direito a autonomia e autodeterminação” daquela comunidade.

- PUB -

O órgão recorda ainda que as reuniões da Assembleia, que continuam a ser realizadas em regime misto (online e presencial) e que são transmitidas em directo nos canais institucionais do município, servem para a aprovação de documentos de “extrema importância para o funcionamento da autarquia”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -