24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAssembleia Municipal exige nova ala de ambulatório no Garcia de Orta

Assembleia Municipal exige nova ala de ambulatório no Garcia de Orta

CDS de Almada apresentou uma moção que aponta carências no Hospital de Almada e recebeu unanimidade dos deputados municipais

 

- PUB -

A Assembleia Municipal de Almada considera que o Hospital Garcia de Orta (HGO) precisa de ser reforçado com uma nova ala de ambulatório, pelo que deliberou defender a sua construção junto da tutela, nomeadamente através do Ministério da Saúde.

A matéria foi apresentada pelo deputado municipal do CDS, António Pedro Maco, em moção que mereceu a unanimidade de todas as bancadas, é apontado que a situação actual no HGO padece de “uma verdadeira impotência”, sendo que a nova ala irá contribuir para a “melhoria das condições de prestação de saúde pública às populações servidas” por esta unidade de saúde, “adequando as respostas à procura e às necessidades”.

O documento discutido na reunião a 17 de Dezembro, refere nos considerandos que o Hospital de Almada “há muito que passa por diversas dificuldades que, no limite, colocam em risco a prestação e o melhor acesso aos cuidados de saúde devido à falta de investimento adequado e devidamente planeado, nomeadamente em recursos humanos, que consiga equilibrar e normalizar o funcionamento das várias valências”. Mais ainda quando tem de responder não só à população do concelho de Almada, mas também a utentes de outros concelhos.

- PUB -

Situação que se “agudizou, e muito, com o aparecimento da pandemia de Covid-19, tornando a sua gestão descontrolada ao nível de várias áreas”, refere a moção, que aponta ainda a “falta de médicos especialistas, enfermeiros e pessoal auxiliar”.

Mesmo reconhecendo existirem “melhorias” e esforço do Serviço Nacional de Saúde para “ultrapassar problemas”, e a aquisição de alguns equipamentos por parte do HGO, subscrevem os deputados municipais de Almada que a resposta “está ainda muito aquém das reais e verdadeiras necessidades, encontrando-se muito longe de se colmatar todas as falhas”.

Assim sendo, diz António Pedro Maco que o projecto existente para alargamento das infra-estruturas na unidade hospitalar de Almada “é urgente”, neste caso a construção da nova ala de ambulatório.

- PUB -

Entretanto, o deputado do CDS avança ter conhecimento através da presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, que reúne regularmente com a administração do hospital, que esta obra “está próximo de ser aprovada”.

Testagem Covid-19 O problema maior está nos lares

Almada é um dos 79 concelhos do País considerados de risco muito elevado quanto a contaminação por Covid-19, por apresentar ainda “números muito altos no quadro da pandemia”, comentava a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, depois de ter sido questionada na Assembleia Municipal sobre a situação pandémica no concelho.
Segundo a autarca, o problema maior “continua a ser nos lares”, o que faz com que, num pequeno período, “surjam muitos casos de repente”. No entanto, esclarece, “isto não quer dizer gravidade superior”.

Acrescentou a autarca que no concelho está em execução um sistema de testagem em articulação com o a Segurança Social e estes equipamentos, pelo que “temos consciência regular da situação, o que permite tomar medidas mais rápido”.
Quanto ao restante da comunidade, afirma a autarca que “não há grandes casos de surtos”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -