29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCâmara do Montijo vai investir um milhão para transformar antiga estação ferroviária

Câmara do Montijo vai investir um milhão para transformar antiga estação ferroviária

Contrato com a IP Património permite recuperar edificado para actividades culturais. Autarquia tem 10 anos para fazer as obras

 

- PUB -

Um milhão de euros é quanto a Câmara Municipal estima investir na requalificação da antiga estação ferroviária do Montijo, no Bairro da Calçada. O executivo camarário aprovou, por unanimidade, na reunião pública de quarta-feira, 9, o contrato de subconcessão do uso do terreno (uma área total de 12 724 m2) e do conjunto de edifícios implantados no espaço com a concessionária IP Património, detida pela Infraestruturas de Portugal.

O contrato estabelece que o município proceda à reabilitação dos vários edifícios da antiga estação, entre os quilómetros 26,000 e 26,310, dos dois lados do ramal do Montijo, para que a autarquia aí instale o funcionamento de “actividades de cariz social, cultural e/ou turístico”.

De acordo com a minuta aprovada, a edilidade compromete-se a realizar as “obras de requalificação do edificado e arranjo das zonas envolventes no prazo de 120 meses [10 anos]”. A subconcessão acordada entre as duas partes é válida por “25 anos, com início na data da assinatura do contrato” e renovável, no máximo duas vezes, por períodos sucessivos de cinco anos. A autarquia vai pagar, por ano, 5.950 euros à IP Património, verba a que acresce “um valor variável caso se verifique alguma actividade geradora de receita para o município”.

- PUB -

Além disso, a Câmara Municipal deverá manter também “durante a subconcessão um contrato de seguro tipo multiusos no valor de 483 mil euros”, bem como garantir um seguro de responsabilidade civil.

O edifício de passageiros (305 m2), diferentes arrecadações (de 8 e 7 m2), os armazéns do cais coberto (143 m2) e a área de habitação de pessoal (79 m2) são, entre outros, espaços a requalificar pelo município, que assume ainda a pretensão de “reabilitar a zona envolvente à antiga estação com a construção de um espaço verde que irá valorizar a zona do Bairro da Calçada e do Bairro da Barrosa”.

A proposta de contrato, aprovada pelo executivo camarário, vai ser agora submetida a apreciação na Assembleia Municipal.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -