28 Novembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaAssembleia Municipal propõe nome de Gonçalo Ribeiro Telles para parque urbano da...

Assembleia Municipal propõe nome de Gonçalo Ribeiro Telles para parque urbano da Moita

Arquitecto paisagista foi o autor daquele espaço verde da vila

A Assembleia Municipal da Moita aprovou, por unanimidade, na sessão realizada na última quinta-feira, um voto de pesar pelo falecimento, no passado dia 11 de Novembro, do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, aos 98 anos, responsável por ter delineado, em 1973, o projecto para a criação do parque urbano da Moita.

- PUB -

O documento, apresentado pelos deputados do Grupo Municipal Merecemos Mais, propôs ainda a apresentação de uma sugestão à Comissão de Toponímia daquele órgão, para o estudo da possibilidade do nome de Gonçalo Ribeiro Telles vir a ser atribuído a este espaço verde do concelho, que dispõe de uma área de cerca de 4,5 hectares e que foi considerado “o primeiro parque urbano do país, num marco histórico que denota uma visão do espaço, baseada na harmonia, equilíbrio e protecção da natureza, a par da promoção do conforto, recreio e do progresso cultural das populações”.

Uma área que, durante décadas, foi também escolhida por inúmeras pessoas “para a realização de fotografias de momentos marcantes das suas vidas” e que representa “uma das obras maiores do arquitecto”, pode ler-se no voto de pesar.

O documento refere que, ao longo da sua vida, o ex-Ministro de Estado e da Qualidade de Vida “revelou sempre uma visão política coerente, centrada na harmonia com a natureza e na defesa da dignidade da pessoa humana”, tendo contribuído para a valorização das questões ambientais. É ainda realçada a sua intervenção política e social, com “especial destaque para a sua obra”, de que é exemplo os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que lhe valeram o Prémio Valmor no ano de 1975.

- PUB -
- PUB -
[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -