1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJanela Única Logística entra em actividade no Porto de Setúbal para aumentar...

Janela Única Logística entra em actividade no Porto de Setúbal para aumentar competitividade

Plataforma simboliza “um passo significativo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais seguros”

 

- PUB -

A Janela Única Logística (JUL), sistema que tem como objectivo melhorar o desempenho das diversas actividades portuárias no que diz respeito à competitividade, entrou na passada quinta-feira, 26 de Novembro, em funcionamento no Porto de Setúbal. Em comunicado, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) explicou que a entrada em produção da JUL simboliza “um passo significativo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais seguros”.

O projecto, que permite “a agilização dos procedimentos nas operações” do porto sadino, “é de extrema importância para o desenvolvimento da sua actividade, sendo o culminar de três anos de trabalho, onde se criaram procedimentos harmonizados para os portos nacionais”. No sentido de esclarecer “aspectos relacionados com o funcionamento, objectivos e vantagens decorrentes da utilização desta plataforma” antes da sua implementação, a APSS proporcionou a colaboradores e entidades externas, em Setembro, três sessões de formação.

A ferramenta, coordenada pela Associação dos Portos de Portugal, começa, assim, a funcionar no Porto de Setúbal passado pouco mais de um mês de entrar em vigor no Porto de Sines, onde arrancou a 19 de Outubro. De acordo com nota de Imprensa divulgada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve, este passo “é o culminar de mais de dois anos de trabalho conjunto dos vários stakeholders do sector marítimo-portuário nacional”.

- PUB -

Ao surgir do “alargamento da Janela Única Portuária a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas”, a JUL contribui “para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte”. Engloba, portanto, “os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos”.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -