5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalInstituto Politécnico de Setúbal une-se Conselho da Europa contra o sexismo

Instituto Politécnico de Setúbal une-se Conselho da Europa contra o sexismo

Projecto financiado pelo Conselho da Europa decorre em instituições de nove países

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) assumiu o compromisso de prevenir e combater o sexismo unindo-se a uma campanha financiada pelo Conselho da Europa (CE). “Mobiliza-te contra o Sexismo” é promovida pelo Lobby Europeu das Mulheres (LEM) e encontra-se a decorrer em nove países europeus.

Em Portugal o projecto é dinamizado através de uma parceria entre a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), com o lema “Sexismo: Repare nele. Fala dele. Acabe com ele”.

Esta campanha internacional, à qual o IPS aderiu “enquanto instituição que se rege pelos princípios do respeito pelas pessoas, da justiça social, da igualdade de oportunidades, da protecção da diversidade cultural”, tem como principal meta “a divulgação e o debate público em torno da recomendação do Comité de Ministros do CE aos Estados Membros, de 27 de março de 2019, que pela primeira vez fixa uma definição para sexismo”, assume o politécnico em comunicado.

- PUB -

Segundo esta recomendação do Comité de Ministros do CE aos Estados Membros é condenável “qualquer atitude, gesto, representação visual, linguagem oral ou escrita, prática ou comportamento baseados no pressuposto de que uma pessoa ou grupo de pessoas é inferior em razão do sexo, que ocorra na esfera pública ou privada, por via electrónica ou não”. Tais atitudes devem deve ser denunciadas e combatidas como sexismo.

Com esta recomendação o CE insta os governos dos Estados-membros a tomarem medidas no sentido de prevenir e combater o sexismo e as suas manifestações aplicando a legislação, políticas e programas adequados em oito áreas estratégicas: Linguagem, Comunicação, Justiça, Local de Trabalho, Setor Público, Educação, Cultura e Desporto e Esfera Privada.

A recomendação ainda que, frequentemente, atitudes de sexismo isoladas podem parecer inofensivas, mas são elas os alicerces do clima de intimidação, medo e insegurança que antecece a aceitação da violência física e psicológica, stalking, violação e homicídio, sobretudo contra mulheres e raparigas”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -