25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaVacina contra a gripe sazonal já foi administrada a 4 256 idosos...

Vacina contra a gripe sazonal já foi administrada a 4 256 idosos do concelho

Segundo dados do ACES Arrábida, um terço da população com 65 ou mais anos está protegida

Em apenas três semanas, até 6 de Novembro, já foram vacinados contra a gripe sazonal, no concelho de Palmela, 4 256 utentes com 65 ou mais anos de idade, inscritos nos centros de saúde. O equivalente a pouco mais de um terço da população local nesta faixa etária. Os números foram anunciados pela Câmara Municipal de Palmela, que cita informação fornecida pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida.

- PUB -

“Com base nos dados recolhidos a 6 de Novembro, o ACES Arrábida faz um balanço muito positivo da campanha de vacinação a decorrer no concelho de Palmela, com a vacina já administrada a 4 256 utentes, apesar da actual falta de vacinas”, revela a autarquia, ao mesmo tempo que lembra que este total, registado “em três semanas”, corresponde a “33,5% dos utentes inscritos” nos centros de saúde” do concelho.

A campanha de vacinação está prevista terminar no próximo dia 30, mas o prazo poderá ser prolongado, adianta a município, que tem a expectativa de ver vacinados “os 12 715 utentes do concelho” com idade igual ou superior a 65 anos. A vacinação encontra-se a decorrer “nas unidades e extensões de saúde” do concelho. Mas também nas instalações “da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos” e “da Piscina Municipal”, ambas na freguesia de Pinhal Novo, no âmbito da vacinação descentralizada a decorrer “em articulação” com a Câmara Municipal e a rede social, explica a edilidade, que tem ainda disponibilizado “apoio material e logístico” neste processo. “Esta solução surgiu em resposta à solicitação do ACES, para evitar aglomerados nas unidades de saúde da freguesia mais populosa”, esclarece a autarquia. Paralelamente, o município recorda que também aderiu ao programa “Vacinação SNS Local”, por reconhecer “o importante papel de apoio de proximidade desempenhado pelas farmácias”. Nesse sentido celebrou “um protocolo com a associação Dignitude”, que permite a adesão ao referido programa da Associação Nacional de Farmácias e da Associação de Farmácias de Portugal. “Através deste acordo, o município comparticipa cem vacinas por farmácia, num total de mais 1 500 vacinas gratuitas para a população sénior”, sublinha, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -