29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCentro de testes à Covid-19 arranca hoje no Centro de Emprego e...

Centro de testes à Covid-19 arranca hoje no Centro de Emprego e Formação Profissional

Instalações têm capacidade para serem consultadas 216 pessoas por dia, incluindo doentes respiratórios

 

- PUB -

O Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal vai passar a acolher a partir de hoje, nas suas instalações, o centro de testes à Covid-19 e o atendimento a doentes respiratórios dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, devido à necessidade de haver “um espaço mais amplo e melhores condições de atendimento” para o efeito, referiu a autarquia sadina em comunicado.

A funcionar anteriormente no edifício da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, no Vale do Cobro, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Arrábida, devido ao “aumento do número de casos de doença”, “solicitou apoio à Câmara Municipal de Setúbal e à Comissão Distrital de Protecção Civil”.

Assim, com o novo Atendimento a Doentes Respiratórios (ADR), vai ser possível passar-se a “atender 216 doentes por dia”, ou seja, “o dobro dos atendimentos actualmente realizados no Vale do Cobro”, explicou o diretor executivo do ACES Arrábida, Luís Pombo, segundo a mesma nota.

- PUB -

Já a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, justificou esta mudança pelo facto dos “centros de saúde e do Centro Hospitalar de Setúbal estarem a ficar com cada vez menos espaço para o atendimento a doentes com Covid-19, mas também a pessoas com outras doenças do foro respiratório”. “Com o agravamento expectável no Inverno, tornava-se urgente uma solução para aliviar esta afluência. A chave é a prevenção e é nesse sentido que sempre trabalhámos”, referiu a autarca.
As novas instalações, que têm disponíveis “doze gabinetes de atendimento e um laboratório onde serão feitos os testes à Covid-19”, passam hoje, assim, a acolher directamente “os doentes com queixas do foro respiratório”. “No caso de se terem deslocado primeiro ao Centro Hospitalar de Setúbal, serão encaminhados para o ADR, se no momento da triagem lhes tiver sido atribuída a pulseira verde ou azul, as menos urgentes da Triagem de Manchester”.

Para garantir “a segurança de todos”, o município procedeu à “montagem de paredes divisórias, para criar uma zona isolada onde não exista contacto entre os utentes do atendimento e os funcionários e alunos do centro de formação”. Criou, igualmente, “condições para delimitar um parque de estacionamento e um acesso próprios, a instalar no lado da Rua da Azinhaga dos Trabalhadores, para serem utilizados apenas pelos futuros utentes do ADR”.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -