30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalSurto com 15 trabalhadores imigrantes infectados motiva reunião de emergência

Surto com 15 trabalhadores imigrantes infectados motiva reunião de emergência

Concelho tem 29 casos activos e 35 entidades reúnem sexta-feira para avaliar resposta à pandemia

 

- PUB -

Um surto com 15 trabalhadores imigrantes infectados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal e motivou a convocação, para sexta-feira, de uma reunião de emergência, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal.

Segundo Vítor Proença, a reunião, que contará com a presença de 35 entidades, entre as quais a Autoridade de Saúde Pública local e o comandante distrital da Protecção Civil, servirá para “fazer o ponto da situação da pandemia no concelho e analisar cenários em caso de agravamento da situação”.

Os 15 infectados fazem parte de um grupo de 16 imigrantes, todos de nacionalidade nepalesa, que vivem juntos na mesma habitação e trabalham também juntos na mesma exploração agrícola, explicou à agência Lusa a delegada de saúde de Alcácer do Sal, Tamara Prokopenko.

- PUB -

“O primeiro caso foi detectado, no passado dia 04 de Novembro, no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal, quando um trabalhador apresentou sintomas e acusou positivo. Na sequência deste positivo identificámos os outros contactos e, no domingo, testámos 15 trabalhadores, dos quais 14 tiveram resultados positivos”, avançou.

O foco “está identificado” e os casos positivos “estão em confinamento obrigatório há vários dias”, indicou a delegada de saúde, que pediu o apoio da GNR “no sentido de fazer uma vigilância mais apertada ao grupo”.

O presidente da Câmara informou hoje que a autarquia promoveu a entrega de bens alimentares na casa dos trabalhadores e defendeu que a entidade patronal tem obrigação de apoiar o grupo. Clarisse Campo, do PS, concordou, inclusive com a reunião de emergência que vai ter lugar hoje, no Auditório Municipal.

- PUB -

Os restantes trabalhadores da empresa vivem numa outra casa e, de acordo com a Autoridade de Saúde loca, os testes de despiste do vírus iam ser alargados a “pelo menos 30 pessoas”.

Vítor Proença informou que o concelho contava ontem 29 casos de Covid activos. Na segunda feira os dados epidemiológicos indicavam 81 casos recuperados e um óbito.

Esterilização de gatos na comporta

Na reunião publica de hoje, a Câmara de Alcácer do Sal aprovou o pagamento de 5.177 euros à Associação Animais de Rua, para a conclusão do projecto de esterilização e Devolução de gatos, na Freguesia da Comporta.

Apoio Bombeiros de Alcácer recebem subsídio de 2.500 euros

O executivo municipal aprovou a atribuição de um subsídio extraordinário à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal (AHMBAS), no valor de 2.500 euros, para a associação pagar a reparação de um tractor e pintura de uma nova cisterna de transporte de água, que foi adquirida recentemente. A autarquia refere que este apoio “dá resposta à necessidade que a AHMBMAS tem de renovar a sua frota, que é essencial na actividade da corporação e no serviço à população”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -