2 Dezembro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraPandemia trava comemorações previstas para assinalar Dia do Mar em Sesimbra

Pandemia trava comemorações previstas para assinalar Dia do Mar em Sesimbra

Todos os eventos marcados para os próximos dias 13, 14 e 15 foram cancelados, anunciou a autarquia. Em causa as novas restrições implementadas em Estado de Emergência

 

- PUB -

O programa para a comemoração do Dia Nacional do Mar em Sesimbra foi cancelado devido às restrições inerentes ao Estado de Emergência, nomeadamente o recolher obrigatório a partir das 13 horas aos sábados e domingos.

De acordo com a autarquia, o “Encontro Nacional Valorizar as Pescas, Valorizar o País”, marcado para os próximos dias 13 e 14 está inteiramente cancelado, embora tivesse início marcado para sexta-feira e um segundo dia ao sábado. A iniciativa era um dos pontos altos da comemoração da efeméride e iria discutir os impactos da Covid-19 no sector da pesca, quais as oportunidades criadas pelos fundos comunitários e a coesão das atividades piscatórias, bem como homenagear individualidades da comunidade piscatória local.

No sábado estavam ainda agendadas a entrega do Prémio Científico Sesimbra 2019 no Clube Sesimbrense, atividades familiares e um teatro na Fortaleza de Santiago e uma visita intitulada de Rota dos Dinos no Zambujal, que ficam sem efeito.

- PUB -

Presidente explica os números

Na última reunião do executivo, Francisco Jesus explicou o porquê de Sesimbra integrar a lista dos 121 concelhos considerados de risco elevado de transmissão pelo Governo, uma vez que os números revelados semanalmente pela Direcção-Geral de Saúde indicavam um valor abaixo do critério de mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

“Na semana passada tivemos um dia em que houve uma diferença brutal no número de casos ativos, que estavam nos 250 e houve uma redução de mais de 100 casos. Depois dessa data temos tido uma subida dos 10, 15% do número total de casos. Os números de Sesimbra estão a cima dos números definidos pelos critérios apontados. Temos cerca de 140 casos nos últimos 14 dias, num universo de cerca de 50 mil habitantes. Estamos dentro dos critérios de concelho de risco elevado”, afirmou na última reunião do executivo, admitindo que “há um desfasamento grande entre os dados da Direcção-Geral da Saúde e os dados reais”.

De acordo com os dados mais recentes revelados pela Câmara Municipal, Sesimbra conta com 198 casos ativos, 376 recuperados e um óbito, num total de 575 infecções desde o início da pandemia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -