24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDuas unidades da Misericórdia somam dois terços dos infectados em lares de...

Duas unidades da Misericórdia somam dois terços dos infectados em lares de Setúbal

Lar Paula Borba e CATI com 146 pessoas que testaram positivo. Já há três óbitos a lamentar

 

- PUB -

Dois terços dos mais de 200 casos activos de Covid-19 confirmados em cinco lares do concelho de Setúbal foram identificados no Paula Borba e no Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI). No total, estas duas estruturas da Misericórdia de Setúbal apresentavam ontem 146 pessoas infectadas e já havia registo de três óbitos.

Os números foram avançados a O SETUBALENSE pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

No lar Paula Borba – o maior da cidade – foram detectados 91 casos activos. “Estão infectados 75 residentes. Destes, oito estão em internamento hospitalar e já se registaram dois óbitos desde o inicio do surto. Estão ainda confirmados 16 casos entre profissionais deste lar”, revelou a ARSLVT. O lar Paula Borba tem capacidade para acolher 96 idosos.
Já no CATI – que conta com 73 utentes – estavam ontem confirmadas 55 pessoas infectadas: “49 residentes (nenhum internado em hospital) e seis profissionais”, além de haver registo de “um óbito”, adiantou a ARSLVT. Na última sexta-feira, o provedor da Misericórdia de Setúbal, Cardoso Ferreira, havia revelado a O SETUBALENSE a existência de 54 casos activos no CATI (50 utentes e quatro profissionais) “todos assintomáticos”.

- PUB -

Outro dos lares da cidade que se debate com um surto activo de Covid-19, conforme noticiado oportunamente por O SETUBALENSE, é o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, gerido pela Igreja. A Diocese de Setúbal confirmou que tinham sido registados nesta unidade – com capacidade para albergar 58 utentes – 38 casos (24 residentes e 14 funcionários).

No total, nos três lares atrás referidos estão assim confirmadas 184 pessoas infectadas.
O número de casos activos em lares do concelho é, porém, superior. Ultrapassa a casa das duas centenas, disse José Luís Bucho, coordenador da Protecção Civil Municipal de Setúbal, à agência Lusa. Sem detalhar outros números, o responsável adiantou que existem também surtos de Covid-19 activos em mais dois outros lares do concelho: na Casa dos Avós do Arco Íris e no Lar de Deus, ambos em Azeitão.

Hospital com 42 em enfermaria e seis em cuidados intensivos

- PUB -

O aumento de infectados, nesta segunda vaga pandémica, tem estado a sobrecarregar hospitais e a gerar preocupações. Ontem, o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) avançou a O SETUBALENSE que contava com “42 doentes internados em enfermaria e seis em UCI [ Unidade de Cuidados Intensivos]”. Menos quatro em enfermaria e mais um em UCI, em relação aos dados fornecidos na véspera à agência Lusa.

O CHS adiantou ainda que está “a proceder de acordo com o estipulado no Plano de Contingência para dar resposta ao número crescente de doentes Covid-19”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -