28 Novembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalSeixalPrimeiro centro de rastreio Covid-19 drive thru na margem sul funciona na...

Primeiro centro de rastreio Covid-19 drive thru na margem sul funciona na Cruz de Pau

Testes requerem marcação obrigatória através do telefone 220 125 001 e podem ser realizados de segunda a sexta-feira

 

- PUB -

Já está a funcionar o centro de rastreio Covid-19 drive thru, o primeiro deste género na margem sul. Está instalado no parque de estacionamento do Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, na Cruz de Pau, freguesia de Amora, e destina-se apenas a utentes em viatura automóvel, sendo o teste feito com o utente dentro da mesma, através da janela parcialmente aberta.

O teste é gratuito para os utentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde ou com prescrição médica da Administração Regional de Saúde. A Medis, Multicare, Advancecare e Allianz comparticipam este teste a 100 por cento. Não é aceite pagamento em dinheiro.

A cargo de um laboratório privado, este centro foi concretizado em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, que cedeu o espaço e está a prestar apoio logístico para o seu funcionamento.

- PUB -

Os testes requerem marcação obrigatória através do telefone 220 125 001 e podem ser realizados de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00, e as 14h00 e as 18h00.
“Com o número crescente de casos no concelho, na região e no país, decidimos mobilizar mais meios para a resposta que precisamos dar à nossa população”, refere o presidente da Câmara do Seixal. Joaquim Santos, explica assim a decisão do município de ter “estabelecido esta resposta com este centro de rastreio, para que utentes do Serviço Nacional de Saúde, com seguro de saúde ou que queiram fazer o teste, possam fazê-lo sem sair do automóvel, com maior segurança”. Reafirma o autarca que “o Seixal está, uma vez mais, na linha da frente”.

O presidente da autarquia anunciou ainda que, em Novembro, a Câmara Municipal do Seixal, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, irá proceder à montagem de uma ADR-C (Área Dedicada para Doentes Respiratórios) no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento. Esta unidade “permitirá aos profissionais das autoridades de saúde locais a avaliação clínica dos doentes com suspeita de infecção respiratória aguda que, pela gravidade dos sintomas, necessitem de avaliação médica presencial”.

O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24, pelas unidades de saúde familiares ou unidades de cuidados de saúde personalizados. Caso haja suspeita de Covid-19, o doente é encaminhado para a realização do teste de rastreio.

- PUB -

Resultados enviados por mail entre 24 a 72 horas

Quanto ao funcionamento do teste de rastreio Covid-19, durante a marcação telefónica o utente terá de informar o seu número de cartão de cidadão e a matrícula do veículo em que irá efectuar o teste.

No centro de recolha existe uma linha definida em que os carros aguardam a sua vez. No local o utente tem de manter a janela da viatura fechada, comunicando com a equipa via telemóvel para preencher a ficha de utente. O número de contacto será disponibilizado no local.

De seguida, os profissionais de saúde procedem à recolha de colheita rápida com uma zaragatoa nasofaríngea, sendo os resultados enviados por email e ou por SMS num prazo de 24 a 72 horas.

Um teste positivo para a Covid-19 significa doença ou estado de portador do vírus. Deve contactar-se o médico assistente, isolar-se e evitar contactar quem o rodeia, para evitar a disseminação da doença. No caso de ser responsável por cuidar de alguém, deve informar-se com a sua Autoridade de Saúde.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -