20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaEdição Especial Festas da Moita. Dia do Município assinalado a 15 de...

Edição Especial Festas da Moita. Dia do Município assinalado a 15 de Setembro

Cerimónia ao ar livre na Praça da República inclui homenagem colectiva aos munícipes que não baixaram os braços desde o início da pandemia

 

- PUB -

 

O Dia do Município da Moita assinala-se este ano a 15 de Setembro, com uma cerimónia ao ar livre, frente ao edifício dos Paços do Concelho, na Praça da República, a partir das 17h30.

Diferente das cerimónias realizadas em anos anteriores, a destes ano pretende evitar “ajuntamentos de pessoas em espaços confinados”, adiantou a O SETUBALENSE Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal.

- PUB -

Com a alteração do horário para o período da tarde, a autarquia pretende cumprir “as normas que estão estabelecidas”, no âmbito da actual pandemia, tendo optado por gerir o espaço, de forma a possibilitar o afastamento dos lugares reservados aos participantes, com “todas as limitações” a que a praça obriga, nomeadamente, para aproveitar o sombreamento desta área naquele momento do dia.

Em relação às homenagens, em 2020 o município decidiu realizar as habituais distinções “em moldes diferentes”, revelou. Não havendo lugar a distinções de personalidades ou instituições, a Câmara decidiu prestar “uma homenagem colectiva a todos os munícipes, que, não tendo nunca parado, deram o melhor de si mesmos para garantir o normal possível nos complexos tempos que atravessamos”.

A autarquia pretende ainda assinalar a referida homenagem com o descerrar de uma lápide que, posteriormente, será “reposta num elemento escultórico a construir para o efeito num local público a definir”, anunciou.

- PUB -

Ainda assim, a data festiva começa com o lançamento de Morteiros na vila, às 8h00, e meia-hora depois prossegue com uma volta à vila pelo Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente, oriundo de Amarante. Ainda durante a manhã, a partir das 10h00, a programação inclui a Festa em Movimento – “Os Toiros Estão na Rua”, altura em que a população pode assistir à passagem de um trio eléctrico por diversas ruas.

Antes da cerimónia pública do Dia do Município, o Grupo de Bombos volta a desfilar pela localidade, pelas 15h00, e à noite, a Praça de Toiros Daniel do Nascimento é palco de um espectáculo de tauromaquia pelas 22h00.

 

À terceira foi de vez!

 

Refira-se que neste concelho, o feriado municipal é móvel, coincidindo com a terça seguinte ao segundo domingo do mês de Setembro. Segundo a câmara municipal, a data “foi proposta no ano de 1952 e aprovada por unanimidade”, com vista a ocorrer no dia “mais festivo do período das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem”.

Anteriormente, até ao ano de 1941, este feriado era comemorado no 1º de Maio, tendo posteriormente passado para 13 de Janeiro, dia da Restauração do Concelho. No entanto, segundo informação camarária, a “autorização do Governo para se considerar feriado municipal a terça-feira da festa”, só viria “a ser comunicada à Câmara Municipal da Moita, pelo Governo Civil, em 1969, embora, por tradição, o comércio e serviços particulares já interrompessem naturalmente a sua actividade nessa altura, muito antes desta data, uma vez que toda a população participava nos festejos”.

 

Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -