13 Abril 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Seixal Seixal investe um milhão para mudar cobertura de escolas com fibrocimento

Seixal investe um milhão para mudar cobertura de escolas com fibrocimento

De 14 escolas básicas do 1.º ciclo no concelho, uma cobertura está concluída e 5 já estão em adjudicação

 

- PUB -

A cobertura de fibrocimento da Escola Básica de Santa Marta de Corroios já foi substituída. Esta foi a primeira intervenção da Câmara do Seixal a ficar concluída, no seu parque escolar, num programa que vai envolver ainda mais treze escolas básicas do 1.º ciclo no concelho.

A obra agora concluída implicou um investimento municipal de 42 196 euros, sendo que o plano global da autarquia para a substituição e instalação de novas coberturas tem um orçamento de um milhão de euros. “Neste momento estão em fase de adjudicação mais cinco empreitadas”, dá a saber a Câmara em comunicado.

“Embora as coberturas em fibrocimento sejam apenas prejudiciais para a saúde quando danificadas, situação que não se verifica, a autarquia está a substituir estas coberturas com um fim preventivo”.

- PUB -

Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal do Seixal “continua a reivindicar a remoção das coberturas em fibrocimento existentes nas escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos e secundárias, da responsabilidade do Governo”.

Coberturas danificadas na António Augusto Louro

Lembra a autarquia que a Assembleia da República aprovou um conjunto de projectos de resolução que recomendam ao Governo a “requalificação urgente da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, nomeadamente a substituição das coberturas que contêm fibras de amianto, no quadro da exigência da Câmara, de pais, professores e alunos”.

- PUB -

A EB Dr. António Augusto Louro, na Arrentela, está em funcionamento há quase 30 anos, estando as “instalações deterioradas e a necessitarem de uma requalificação generalizada do edificado e do espaço de logradouro da escola, sendo mais urgente a substituição das coberturas dos edifícios e dos telheiros, pois contêm fibras de amianto”.
“O Governo não pode continuar a adiar o investimento nas escolas que são da sua responsabilidade e deveria olhar para o exemplo da Câmara Municipal do Seixal que está a realizar um significativo investimento na valorização da escola pública, seja ao nível das coberturas, equipamentos escolares ou espaços exteriores”, comenta o presidente da Câmara, Joaquim Santos.

A Câmara Municipal do Seixal enviou, no dia 2 de Junho, um novo ofício dirigido ao ministro da Educação a reiterar a necessidade urgente de intervenção nesta escola, agora reforçada com a aprovação pela Assembleia da República de vários projectos de resolução.

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Bateria da Raposa vai passar para o município para vigiar praias e reforçar combate a incêndios

O entendimento entre a Câmara de Almada e o Estado está a ser traçado para a bateria de costa na Mata Nacional dos Medos passar para a gestão da autarquia. Esta antiga estrutura militar vai ter novo uso estratégico de defesa
- PUB -