25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara inicia expropriação na Comenda devido a protocolo “impossível de cumprir”

Câmara inicia expropriação na Comenda devido a protocolo “impossível de cumprir”

Registo criminal e cartão de cidadão estão entre as exigências dos novos proprietários da Comenda, para quem quiser entrar

 

- PUB -

A Seven Properties – Sociedade de Investimentos, actual proprietária da Quinta da Comenda, vai exigir registo criminal e cartão de cidadão a quem quiser aceder ao Parque de Merendas e outras áreas da propriedade, às quais, pelo menos nas últimas quatro décadas, os setubalenses sempre tiveram livre acesso, apesar de estarem em propriedade privada.

O protocolo que a sociedade de investimentos está a exigir foi apresentado à Câmara de Setúbal e, segundo Maria das Dores Meira, “será impossível de cumprir”, afinal “como ficaria a Lei da Protecção de Dados?” e o “acordo verbal estabelecido com a autarquia”, em Janeiro. Motivos pelos quais a autarca está a avançar com o processo de expropriação de algumas áreas da quinta.

Uma possibilidade que já havia sido colocada no início do ano, caso não fosse possível chegar a acordo com os novos proprietários, que adquiriram os 600 hectares em Dezembro de 2019, depois de firmarem negócio com a família do empresário Xavier de Lima, por 50 milhões de euros.

- PUB -

Maria das Dores Meira afirma que já tem “alguns advogados a trabalhar no caso e a situação também foi apresentada às Finanças, para averiguar possibilidades”, mas não nega que “poderá não ser possível” expropriar e impedir as exigências da Seven Properties.

Além dos factos que a Câmara tem em mãos, vários munícipes relatam impedimentos no acesso à capela de S. Luís, assim como aos trilhos abertos pela autarquia, muitas vezes utilizados para a prática de ciclismo e caminhadas, um deles associado inclusive a uma rota dos Caminhos de Santiago.

O SETUBALENSE contactou a Seven Properties, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter comentários sobre as exigências apresentadas aos utilizadores que quiserem continuar frequentar o Parque de Merendas e outras áreas da quinta.
No entanto, o jornal foi esclarecido de que a Seven Properties é a proprietária da quinta, localizada em plena Arrábida, depois de, no início do ano, estar em causa se esta sociedade representava um casal, que estaria a optar pelo anonimato.

- PUB -

No princípio, os setubalenses podiam continuar no parque, mas apenas “até ver”

Em Janeiro, depois de firmada a escritura da Quinta da Comenda, durante a primeira sessão de Câmara do ano, Maria das Dores Meira garantiu que a autarquia estava a negociar com os novos proprietários da Comenda, para que o Parque de Merendas e o estacionamento de Albarquel se mantivessem em utilidade pública. Mas, isto seria “até ver”, porque segundo os novos proprietários, muito dependeria do civismo dos setubalenses.

Os novos proprietários garantiram também que o Parque de Merendas e o estacionamento de Albarquel, embora continuassem a integrar propriedade privada, não teriam “acesso negado”, afirmava a autarca. No entanto ficava o alerta. O futuro dependeria muito da forma cívica como os setubalenses “viessem a tratar esses espaços”.

Os proprietários garantiam também a livre passagem nos trilhos abertos pela Câmara Municipal, para caminhadas e outras práticas desportivas. Contudo, a manutenção dos trilhos ficaria à responsabilidade da autarquia, assim como a gestão da vegetação envolvente. O que colocava algumas dúvidas sobre “responsabilidades e custos”, ponderava a autarca.

Perante questões levantadas pela oposição PS e PSD, a autarca esclareceu ainda que, após a reunião com os proprietários, ficou claro que o espaço “serviria apenas para habitação particular”, ficando afastada “a ideia de um investimento turístico”.
A traça original do palacete, arquitectura assinada por Raul Lino, seria mantida. E a mancha verde de 600 hectares, localizada em reserva integral do Parque Natural da Serra da Arrábida, permaneceria intocada.

De Xavier de Lima para a misteriosa Seven Properties

António Xavier de Lima, reconhecido empresário da península de Setúbal, tornou-se proprietário da Quinta da Comenda na década de 1980. Mas, após a sua morte, em 2009, os herdeiros colocaram a propriedade à venda por 50 milhões de euros.

Passados 11 anos a Seven Properties – Sociedade de Investimentos Imobiliários S.A., aceitou o valor e fechou negócio.

Esta empresa foi constituída em 2006 e o seu presidente do conselho de administração está identificado como Fernando Manuel Neves Gomes. De um capital inicial de 50 mil euros, em 2017, a empresa passou para os 5 milhões de euros. E, de acordo com uma reportagem publicada pela revista Sábado, este aumento de capital surgiu em paralelo com a entrada de Anna Sjöholm, para vogal do conselho.

Na mesma reportagem é referido que a actual morada de Anna Sjöholm está associada à WorldWide Formations. Uma empresa especializada em paraísos fiscais, que esteve envolvida no caso “Panama Papers” e tem sede no Dubai.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -