19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO Setubalense completa hoje 165 anos

O Setubalense completa hoje 165 anos

Aniversário vai ser assinalado com uma edição especial, uma revista e um livro. O futuro continua a ser construído todos os dias, como hoje, em que alargamos a circulação do jornal em Sesimbra, com distribuição semanal na Quinta do Conde.

- PUB -

A 1 de Julho de 1855 publicou-se o primeiro número d’O SETUBALENSE. Completam-se hoje precisamente 165 anos. Uma data histórica, que faz deste seu jornal o mais antigo de Portugal Continental, e que vamos comemorar condignamente, com a alegria e entusiasmo que um feito destes merece.

Hoje mesmo, iniciamos uma nova fase na expansão do jornal, com o aumento da circulação no concelho de Sesimbra, onde passará a ser feita distribuição gratuita às quarta-feiras. Assim, com uma secção semanal regular dedicada à vila de Sesimbra e à grande freguesia da Quinta do Conde, os leitores deste vasto concelho vão passar não só a contar com mais conteúdos específicos da sua terra, como, também, a encontrar o jornal com muito maior facilidade, nos cafés e noutros estabelecimentos e locais públicos.
Mais um esforço do jornal que, como é público, tem feito recentemente um grande investimento com vista ao futuro, tanto na melhoria e diversificação dos conteúdos como no reforço da estrutura e modernização do título, onde se inscreve o redesenho gráfico concluído em Março.

- PUB -

A próxima tarefa, que está na forja para arranque ainda neste mês de Julho, é a renovação da edição online, cujo relançamento será objecto de uma forte campanha de promoção, tanto em meios regionais como nacionais, que vai levar a marca O SETUBALENSE ao país em geral.

Para assinalar os 165 anos do jornal, estamos a preparar um conjunto de publicações, designadamente um livro, uma edição especial de aniversario e uma revista, cuja distribuição está prevista para a semana de 27 de Julho.

A edição de aniversário, com 160 páginas, será dedicada às instituições centenárias da região, com reportagens de todas as colectividades, clubes e outras entidades que contam pelo menos um século de existência. Com esse número especial, em que será feito o primeiro levantamento de todas as instituições centenárias do distrito, com espaço específico para cada uma, em cada um dos 13 concelhos, O SETUBALENSE quer homenagear milhares de homens e mulheres que, ao longo de gerações, ajudaram a construir estas obras colectivas e as colocaram ao serviço das suas comunidades.
A revista A REGIÃO, que será distribuída com a mesma edição do jornal, complementará o olhar pela riqueza dos nossos concelhos, com foco nas tradições e figuras que, ao longo dos últimos séculos, forjaram as identidades locais e ajudaram a construir alguma continuidade regional. A revista deitará também um olhar ao futuro, com uma série de entrevistas a figuras, das diversas áreas, a quem lançámos o desafio de nos ajudarem a reflectir sobre como será o mundo dentro de algumas décadas.

- PUB -

No final deste mês será lançado também o livro ‘Setúbal no Centro do Mundo – 165 anos do jornal O SETUBALENSE’, que já está a ser impresso, e que terá um preço de capa de 15 euros.

Trata-se de uma obra colectiva, com 400 páginas, que conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prefácio de Viriato Soromenho Marques e posfácio de Maria das Dores Meira.

O livro, escrito por 19 autores e coordenado por Albérico Afonso Costa, trata os últimos 165 anos de história da cidade, da região e do mundo a partir da perspectiva que o jornal imprimiu ao longo dos seus quase dois séculos de existência.

Com tudo isto, fica demonstrado o nosso forte empenho na construção de um jornal cada vez melhor, ao serviço da região e do nosso futuro colectivo.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -