26 Julho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Bispo de Setúbal eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Bispo de Setúbal eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

A eleição de D. José Ornelas decorreu durante a Assembleia Plenária do organismo católico, inicialmente marcada para Abril e adiada por causa do estádio de emergência, face à Covid-19.

- PUB -

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, foi hoje eleito em Fátima como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o triénio 2020/2023, sucedendo no cargo a D. Manuel Clemente.

Segundo nota da Conferência Episcopal Portuguesa, enviada à Agência ECCLESIA, a eleição decorreu durante a Assembleia Plenária do organismo católico, inicialmente marcada para Abril e adiada por causa do estádio de emergência, face à Covid-19.

O novo presidente da Conferência Episcopal, de 66 anos, era vogal do Conselho Permanente desse organismo no último mandato, e está à frente da diocese sadina desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

- PUB -

D. José Ornelas tem acompanhado de perto os problemas sociais na Diocese de Setúbal e, mais recentemente, uniu-se às vozes que condenam “o racismo, a injustiça e a exclusão”, sublinhando que estas não têm lugar na Igreja Católica.

No final de Maio, o Bispo de Setúbal afirmava à Agência ECCLESIA que as imagens que têm passado nos meios de comunicação social do Bairro da Jamaica “são uma vergonha para o país”, referindo ainda que é preciso “transformar o bairro” e que é fundamental “uma habitação digna”.

Para D. José Ornelas, pedir às pessoas que tenham comportamentos responsáveis na prevenção da propagação da pandemia de Covid-19 implica que tenham os meios “minimamente necessários” e tenham “uma habitação que seja comportável para isso”.

- PUB -

D. José Ornelas Carvalho nasceu a 5 de Janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Foi ordenado padre na sua terra natal, a 9 de Agosto de 1981.

Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.

Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu a 1 de Julho de 2000; seria eleito superior geral dos Dehonianos a 27 de Maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de Junho de 2015.

Após estes mandatos, D. José Ornelas Carvalho tinha sido indigitado, a seu pedido, para uma missão em África, mas o Papa Francisco nomeou-o bispo de Setúbal, em Agosto de 2015.

Como vice-presidente da Conferência Episcopal foi eleito D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, que era vogal do Conselho Permanente deste organismo no último mandato e está à frente da Diocese Coimbra desde 2011, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido reitor do Santuário de Fátima.

Conferência Episcopal foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de Maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005. É o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de acção e coordenam esforços.

 

- PUB -

Mais populares

Terminal Interface de Setúbal a poucos dias de estar concluído

A construção do novo Terminal Interface de Setúbal, na Praça do Brasil, está a poucos dias de estar concluída, com a obra a entrar...

Emblemática estação de ‘camionagem’ de Setúbal tem novo dono após meio ano de inactividade

Plano de Pormenor define para edifício na 5 de Outubro implementação de áreas de serviço ou habitação   A emblemática estação rodoviária de Setúbal, situada na...

Câmara de Alcochete diz-se disponível para acolher estrutura europeia dedicada ao empreendedorismo

Município endereçou ao Governo “um conjunto de vantagens que considera serem competitivas” para a sua instalação no concelho   Depois de decidido que Portugal passará a...
- PUB -