18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFaleceu ex-vereador da Câmara do Barreiro Luís Mateus

Faleceu ex-vereador da Câmara do Barreiro Luís Mateus

Autarca desempenhou funções de vereador das Actividades Económicas pelo PRD, num executivo de maioria CDU, e foi director do Centro de Formação de Professores do Barreiro

 

- PUB -

Conhecido pelas funções que desempenhou como presidente do conselho directivo da Escola Secundária de Santo André (ESSA), no Barreiro, faleceu na madrugada do passado dia 3, no Hospital Nossa Senhora do Rosário, o ex-vereador do pelouro das Actividades Económicas do município barreirense, Luís Mateus, aos 72 anos de idade, na sequência de complicações cardíacas.

Ao que O SETUBALENSE apurou, o docente de Matemática, nascido em Novembro de 1947, em Oleiros (distrito de Castelo Branco), foi durante vários anos diretor do Centro de Formação de Professores do Barreiro e vivia desde há 50 anos na freguesia de Santo André, tendo estudado Psicologia e se especializado em Ciências da Educação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Para além do ensino, dedicou-se à actividade política, tendo sido vereador do pelouro das Atividades Económicas, na Câmara Municipal do Barreiro, eleito pelo Partido Renovador Democrático (PRD), num executivo de maioria CDU. Posteriormente, foi eleito pelo Partido Socialista, como deputado municipal e autarca na Assembleia de Freguesia de Santo André, tendo ainda sido candidato à respectiva Junta de Freguesia. Entre os anos de 2001 e 2005, exerceu funções de apoio político ao antigo presidente daquele município, o socialista Emídio Xavier, tendo ainda colaborado na imprensa local, onde foi diretor-adjunto do Jornal do Barreiro.

- PUB -

Tendo em conta a actual situação gerada pela pandemia Covid-19, não foram realizadas quaisquer cerimónias fúnebres, tendo a família e alguns amigos mais próximos acompanhado o ato de cremação realizado ao final da tarde do último sábado, na Quinta do Conde, tendo ainda sido realizada, em sua memória, uma missa na sua terra natal.
Este fim-de-semana, em nota publicada na rede social Facebook, os deputados socialistas do distrito de Setúbal referem que “Luís Mateus sempre foi um homem de acção política e cidadania activa que serviu a sociedade, através da sua vida profissional e política”, acrescentando que no seu percurso político “a sua acção foi ampla e transformadora”.

Também em nome do PS do Barreiro, André Pinotes Baptista, comunicou “com enorme tristeza” o falecimento “do nosso camarada e amigo”, destacando que o mesmo “deixa saudades pelo seu companheirismo, sentido de humor e argúcia”, afirmou o actual presidente da Assembleia Municipal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -