29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasCentro de Saúde do Samouco vai funcionar só para Covid-19

Centro de Saúde do Samouco vai funcionar só para Covid-19 [actualizada]

Já a partir de segunda-feira, a unidade vai dar apenas resposta a utentes, residentes no concelho e em concelhos limítrofes, que apresentem sintomas de infecção

 

- PUB -

O Centro de Saúde do Samouco vai passar a funcionar, a partir desta segunda-feira, 30, apenas como Área Dedicada à Covid-19 (ADC).

Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, confirmou a O SETUBALENSE a decisão da tutela.

“Tudo o que tem a ver com os sintomas de Covid-19, constipação, tosse, febre será centralizado na extensão do Centro de Saúde do Samouco. Todas as restantes questões serão tratadas no Centro de Saúde de Alcochete”, disse o autarca.

- PUB -

As consultas e restantes serviços que eram prestados até agora na unidade do Samouco vão assim ser concentrados no Centro de Saúde de Alcochete. Samouco passa a ser uma unidade de saúde única e exclusivamente vocacionada para atendimento e despiste a casos suspeitos de infecção do novo coronavírus, aberta à população do concelho e também de concelhos limítrofes, nesta fase de mitigação.

A decisão tomada esta quinta-feira pelo ACES Arco Ribeirinho foi comunicada ao autarca, acompanhada de justificação.
“Em primeiro lugar para proteger a população mais idosa do Samouco. Estão mais vulneráveis e por conseguinte mais próximos de um atendimento eficaz [neste contexto]”, revelou Fernando Pinto, adiantando: “Como em Alcochete existem muitas baixas médicas e vacinas [para administrar] optaram pelo Samouco.”

O Centro de Saúde do Samouco reabriu aos utentes na passada segunda-feira, depois de a Câmara Municipal ter intercedido junto do ACES Arco Ribeirinho, que havia encerrado o equipamento em pleno cenário de pandemia.

- PUB -

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) decidiu criar 35 ADC na região, cinco das quais inicialmente previstas para a Península de Setúbal, sendo que todas (excepção feita ao Centro Hospitalar de Setúbal) deveriam ter entrado em funcionamento na passada quinta-feira, conforme O SETUBALENSE noticiou na edição de hoje. Mas, no espaço de um dia, foram feitas alterações ao plano inicial, de acordo com o que foi e está publicado na página oficial da ARSLVT na Internet, inclusivamente no que toca ao arranque de duas destas ADC.

Quem não vê com bons olhos a decisão do ACES Arco Ribeirinho é a Junta de Freguesia do Samouco, que emitiu hoje um comunicado na página que administra na rede social Facebook.

“O Centro de Saúde do Samouco encerra para os cuidados de saúde à população, algo que muito lamentamos e nos deixa apreensivos”, pode ler-se no comunicado.

“Não esquecemos que a população do Samouco tem uma grande percentagem de pessoas incluídas no chamado grupo de risco que, além de necessitarem de cuidados básicos de saúde, não têm também, muitas delas, capacidade para fazer deslocações àquele que passa a ser o Centro de Saúde de referência, em Alcochete”, acrescenta a junta, sublinhando que já contactou com o ACES Arco Ribeirinho “para apurar quais os motivos para esta decisão”.

ALCOCHETE CAI. ARSLVT reduz uma ADC na Península de Setúbal
As cinco Áreas Dedicadas à Covid-19 (ADC) previstas inicialmente para a Península de Setúbal foram reduzidas a quatro e duas delas só entram em funcionamento a partir desta segunda-feira.

A alteração é feita no ACES Arco Ribeirinho, onde se mantêm como ADC os centros de saúde de Samouco, concelho de Alcochete, e a unidade de saúde de Coina, concelho do Barreiro, deixando de figurar entre as escolhas o Centro de Saúde de Alcochete. As unidades de Samouco e Coina só arrancam como ADC nesta segunda-feira.

Do ACES Arrábida permanece o Centro Hospitalar de Setúbal, que iniciou a actividade no referido âmbito no passado dia 23.

Do ACES Almada-Seixal começaram a funcionar como ADC desde quinta-feira a Unidade de Saúde do Pragal, concelho de Almada, e a Unidade de Saúde Familiar da Torre da Marinha, concelho do Seixal.
Estas unidades vão funcionar todos os dias entre as 8h00 e as 20h00.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -