26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaSocialistas alegam práticas “antidemocráticas” na Câmara da Moita

Socialistas alegam práticas “antidemocráticas” na Câmara da Moita

Propostas sugeridas a integrar Ordem do Dia nas Reuniões de Câmara, por dois dos vereadores socialistas, têm sido recusadas pelo presidente da Câmara Municipal.

 

- PUB -

A Concelhia da Moita do Partido Socialista está a acusar o executivo CDU da Câmara Municipal de “atitudes anti-democráticas”.

A situação estará relacionada com as propostas apresentadas pelos vereadores socialistas para integrarem a Ordem do Dia das Reuniões de Câmara. Segundo a concelhia “a partir de certo momento começaram a surgir todo o tipo de obstáculos à apresentação de propostas por parte de dois vereadores socialistas, exigindo pareceres de técnicos municipais para os quais se pede autorização para consultar e a mesma é negada, afirmando que esses vereadores do PS não tendo técnicos, sob a sua responsabilidade, não podem consultar os dos restantes departamentos”.

Uma interpretação que o PS considera “enviesada das responsabilidades dos vereadores sem pelouros atribuídos” e que tem levado a várias contestações dos socialistas durantes as sessões de Câmara.

- PUB -

A última situação apontada pelo PS está relacionada com a reunião de Câmara, privada, realizada a 11 de Dezembro.

Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal deu início à reunião informando os vereadores do PS que a proposta por eles apresentada e que tinha como objetivo “iniciar o procedimento para o desenvolvimento de um Plano Municipal de Prevenção de Segurança Rodoviária” não tinha sido agendada para aquela reunião, nem o seria em nenhuma outra do próximo ano.

Os vereadores alegam que, “pedidos esclarecimentos” foram confrontados com expressões em tom exaltado, tais como “nada se pode fazer contra a vontade do presidente da Câmara Municipal” e “sou eu que assino os cheques”, assim como “sou eu que mando nos trabalhadores”. Mais, a concelhia refere que não foi permitido aos restantes vereadores ter acesso a informação sobre o conteúdo da proposta e que “abruptamente”, passou-se para a discussão da Ordem do Dia “onde a referida proposta não entrou”.

- PUB -

Para além desta sessão, os socialistas destacam ainda a reunião pública de 23 Outubro, a primeira com transmissão online.

Durante esta sessão o presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia, afirmou que nenhuma proposta passa na Câmara “sem que seja aprovada favoravelmente pela CDU”, uma posição que o PS caracteriza de “matemática contraria”, uma vez que a CDU tem quatro vereadores eleitos e a oposição cinco, dos quais três são PS, um do BE e um do PSD.

Perante este alegado cenário o PS repudia as acções da CDU e recorda que, “a construção deste espaço comum que são as nossas autarquias, assenta num conjunto de leis e regras, alicerces do pluralismo da democracia representativa”.

A O SETUBALENSE a Câmara Municipal da Moita informou que não comenta as alegações do PS.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -