24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMinistério Público investiga obstetra que deixou criança nascer sem rosto

Ministério Público investiga obstetra que deixou criança nascer sem rosto

Rodrigo nasceu com malformações graves, as complicações só foram detectadas depois do parto no Hospital de S. Bernardo, mas um exame feito numa clínica já dava suspeita de malformações, porém o médico que acompanhava a gravidez terá dito que estava tudo bem. O Ministério Público já abriu inquérito

- PUB -

 

O obstetra que não detectou malformações graves num bebé que nasceu sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. No entanto, o clínico Artur Carvalho disse ontem à CMTV que um dos processos, o referente a 2011, foi arquivado pela Ordem, mas três deles ainda estão a decorrer.

Entretanto, o Ministério Público abriu um inquérito a este caso depois de queixa apresentada pela mãe, confirmou fonte oficial da Procuradoria-geral da República à agência Lusa.

- PUB -

“Confirma-se a recepção, muito recentemente, de uma queixa apresentada pela mãe. A mesma deu origem a um inquérito que corre os seus termos no Ministério Público do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Setúbal”.

Sobre os processos em curso na Ordem dos Médicos sobre o obstetra Artur Carvalho, a informação foi dada à Lusa por fonte oficial da Ordem na sequência de uma notícia do jornal Correio da Manhã, que conta que no dia 07 de Outubro nasceu no Hospital de São Bernardo um bebé sem olhos, nariz e parte do crânio, depois de a mãe ter realizado ecografias com um obstetra que a seguia numa clínica privada em Setúbal.

Segundo a Ordem, o médico em causa tem quatro processos em instrução no conselho disciplinar sul da Ordem, o que o obstetra não confirma na totalidade.

- PUB -

De acordo com o Correio da Manhã, os pais do bebé fizeram três ecografias com o médico em causa, sem que lhes tivesse sido reportada qualquer malformação.

Através de exame feito noutra clínica, uma ecografia 5D, os pais foram avisados para a possibilidade de haver malformações. Questionaram o médico que os seguia, que lhes garantiu que estava tudo bem, conta o jornal, citando a madrinha do bebé.

As complicações só foram detectadas depois do parto e os pais apresentaram queixa ao Ministério Público contra o médico. Entretanto, o Correio da Manhã relata que o Hospital de São Bernardo abriu um inquérito para averiguar este caso, uma vez que o médico em causa trabalha no Hospital São Bernardo, em Setúbal, e numa clínica privada que fica junto à unidade hospitalar.

Em nota informativa enviada a O Setubalense-Diário da Região o Hospital de S. Bernardo diz que o acompanhamento da gravidez desta utente “não foi efectuado no Centro Hospitalar de Setúbal (CHS). Os Meios Completares de Diagnóstico e Terapêutica também não foram realizados no CHS”.

A isto acrescenta que “apenas o parto da utente decorreu no CHS, tendo sido no momento detectada a situação”.

Refere ainda o hospital que após o nascimento, a criança e a família “têm sido acompanhados no Serviço de Pediatria com o apoio da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do Centro Hospitalar de Setúbal”.

O bebé, chamado Rodrigo, completou ontem 10 dias, apesar de o prognóstico inicial lhe dar apenas algumas horas de vida.

 

 

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -