18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssaltantes de viaturas na Serra da Arrábida julgados no Tribunal de Setúbal

Assaltantes de viaturas na Serra da Arrábida julgados no Tribunal de Setúbal

Processo tem cinco arguidos, os dois casais que roubavam e o homem que comprava os materiais

 

- PUB -

Um grupo de quatro assaltantes de viaturas estacionadas na Serra da Arrábida aproveitava a ausência dos seus ocupantes que desfrutavam um dia de praia para furtar tudo o que encontravam no interior. Depois entregavam o material a um receptor que lhes pagava e vendia os bens.

O Ministério Publico (MP) considera que os quatro, dois homens e duas mulheres, agiam segundo um plano previamente previsto, organizados em duas equipas e com um receptor em comum, em conjugação de esforços.

O grupo está a ser julgado no Tribunal de Setúbal. Quatro respondem por dezenas de crimes de furto qualificado, enquanto o quinto está acusado de receptação. Os assaltos decorriam desde Setembro de 2017 e terminaram com a detenção dos suspeitos, em 2018. A investigação criminal percebeu que a acção dos assaltantes não se cingia apenas à Serra da Arrábida, mas a praias no centro e sul do país. “Desde Setembro de 2017 que os arguidos em conjugação de esforços e divisão de tarefas, mantinham o plano de procederem a apropriação de bens que se encontravam no interior de veículos, com recursos a arrombamento de canhões de fechaduras ou através das respectivas quebras de vidros”, pode-se ler no despacho de acusação. Depois procediam “à entrega dos artigos a um outro arguido que os recebia e guardava na residência na Quinta Grande, Alfragide”.

- PUB -

Os cinco combinavam previamente os locais de actuação, faziam-se deslocar separadamente e com regularidade a várias localidades entre a Figueira da Foz e o Algarve.

“Despenderam todo o seu esforço, tempo e dedicação a tal execução e de modo já natural, o que fizeram durante um longo período de tempo com a intenção de obter uma fonte contínua e regular de rendimentos que não obtinham de qualquer actividade lícita”, considera o MP.

A acusação descreve os vários crimes cometidos pelo grupo. A 26 de Setembro de 2017, no parque de estacionamento do Creiro, acercaram-se de um veículo alugado, arrombaram a porta e retiraram os bens que encontraram no interior. Noutro caso, no dia 11 de Junho de 2018, entre as 12.40 e as 14 horas os arguidos deslocaram-se ao bar Mafalda no Portinho da Arrábida, onde se dirigiram a um veículo de aluguer e através da quebra de um vidro de janela lograram aceder ao interior e apropriar-se de vários objectos como roupa no valor de 500 euros.

- PUB -

No distrito, o MP identificou outros casos desde Sines a Almada. Os assaltantes dirigiram-se ao parque de estacionamento da Praia do Pego, no Carvalhal, onde partiram um vidro num Renault Captur e apropriaram-se de três relógios e um Ipad no valor de 500 euros. No dia dois de maio, pelas 12.30 horas, no parque de estacionamento da praia da Sereia, na Costa da Caparica, dirigiram-se a um Toyota Auris, onde através da introdução de um objecto na fechadura, acederam ao interior e apropriaram-se de uma mala no valor de 500 euros, uma mochila de cem euros, um casaco de 60, um ipad, um minipad. No dia 19 de maio, entre as 17 e as 17.30 horas, deslocaram-se à praia da Samoqueira, Porto Côvo, onde furtaram também objectos do interior de um veículo e a 28 de maio, pelas onze horas, dirigiram-se ao parque de estacionamento no farol do Cabo Espichel. Aqui furtaram um Amazon kindle numa viatura de aluguer com um objecto que usaram para abrir a porta.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -