25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalEscola Básica Dr. António Augusto Louro aposta em programas ERASMUS+

Escola Básica Dr. António Augusto Louro aposta em programas ERASMUS+

Combater o bullying nas escolas e pensar um futuro de evolução tecnológica com novas profissões estará em foco de 2019 a 2021

 

- PUB -

A Escola Básica Dr. António Augusto Louro, na Arrentela, inicia este ano lectivo quatro novos projectos co-financiados pela União Europeia, no âmbito do programa de intercâmbio internacional ERASMUS+. Projectos com a duração de dois anos, que o professor Rui Amaro apresenta como “parcerias de partilha de inovação e partilha de boas práticas”, no sentido de oferecer novas oportunidades aos alunos.

 

Escolas unidas contra bullying

- PUB -

 

Na promoção de boas práticas destaca-se o projecto “Schools Stand Against Bulliyng”, na tradução livre “Escolas unidas contra o bullying”, decorrerá de 2019 a 2021, com a participação de alunos e professores do 3º ciclo de ensino de Portugal, Roménia, Turquia, Itália e Grécia.

No seu objectivo central está a promoção, junto de toda a comunidade educativa de “uma consciência para um problema actual – o bullying”. E para a concretização destes objectivos vão ser desenvolvidas “através de vários trabalhos e oficinas de formação”, os valores da amizade, respeito, empatia, paz e aceitação do outro e de outras culturas”.

- PUB -

Professores e alunos têm assim a oportunidade de trabalhar em conjunto para reflectir sobre causas e consequências do bullying e “criar respostas para a sua prevenção e solução”.

O projeto permite ainda promover a consciência da diversidade intercultural da União Europeia e a importância da participação na criação de uma Europa mais justa e coesa.

 

Futuro tecnológico

 

Também no âmbito do intercâmbio de Boas Práticas ao abrigo do Programa Erasmus+ 2019-2021, a Escola Básica Dr. António Augusto Louro vai desenvolver o projecto “OTF – Occupy the future”, na tradução livre “Occupy the future”, destinado ao 3º ciclo com o objectivo de promover, junto de toda a comunidade educativa, “a consciência para um problema atual – as alterações nos sectores de actividade e no mundo do trabalho, das profissões e do emprego derivadas das grandes e rápidas evoluções tecnológicas”.

Momentos para professores e alunos da Turquia, Lituânia, Grécia e Portugal debaterem o presente e futuro de profissões como “o cientista de dados, o designer de conteúdos para utilizador, o influenciador nas redes sociais, o engenheiro de software e o piloto de drones”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -