29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalARTES mostra trabalhos do ano em colectiva

ARTES mostra trabalhos do ano em colectiva

Certame na Galeria Augusto Cabrita até 12 de Outubro

 

- PUB -

A ARTES – Associação Cultural do Seixal vai mostrar a sua exposição colectiva anual de artes plásticas de 5 de Setembro a 12 de Outubro. O certame pode ser visitado na Galeria Augusto Cabrita de terça a sábado, das 10h00 às 20h30 e sábado a partir das 14h30.

Numa nota emitida pela direcção da associação, lê-se que a “ARTES vai cumprindo a missão a que se propôs: apresentar trabalhos de artistas com experiência estabelecida e proporcionar aos mais novos o ‘baptismo de voo’ que os levará, desejamos, a um percurso que será certamente longo e valioso”.

Diz ainda a ARTES que “apoiar os artistas que em nós acreditam” é a sua contribuição, sem “fogos-de- artifício”, para impulsionar as artes no concelho do Seixal.

- PUB -

Nestes sentido, e porque actuais, busquemos as palavras que o saudoso escritor Manuel da Fonseca deixou no catálogo da primeira exposição da ARTES, em 1989, já lá vão 30 anos.

Disse por escrito, então, o escritor e poeta: “O homem é, por excelência, um ser social. Nega-se à solidão, convive, procura comunicar, compreender e ser compreendido. Todas as actividades, mesmo meditar, ler, pensar, assistir ou fazer parte de espectáculos de arte ou de desporto são modos de o homem interferir, tomar parte na vida.

“Neste sentido, vai a Associação Cultural do Seixal iniciar a sua actuação. Expressa pelo título que a designa, a cultura terá aqui a sua casa. Usando as cores, a pedra, a palavra, a imagem, os sons, a representação, o recital, o movimento rítmico dos corpos, os números, a cultura virá comunicar-nos o que realizou, o que tenta realizar e o que pensa da vida. Simples ou complexa, a cultura pode agora criar em plena liberdade”.

- PUB -

Prémio Artes 2019

Entretanto, estão abertas as inscrições para o prémio Artes, que vai na sua 15.ª edição. Trata-se de uma iniciativa bienal destinada a dinamizar o interesse pela arte no distrito de Setúbal. Tendo como modalidade a pintura, este ano, ao prémio podem concorrer todos os artistas com mais de 18 anos moradores no nosso distrito. Os trabalhos, dois no máximo por cada autor, devem ser entregues com pseudónimo até ao dia 1 de Outubro, das 14h30 às 17h00, na Casa das ARTES, localizada na Quinta das Sementes, Cruz de Pau.

Adiante-se que o prémio ARTES2019 será entregue numa cerimónia a realizar no dia 2 de Novembro. Todos os trabalhos a concurso serão alvo de uma exposição colectiva.

 

José Augusto

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -