29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidadãos unem-se para limpar praia da Mitrena

Cidadãos unem-se para limpar praia da Mitrena

A Praia da Mitrena foi seleccionada por um grupo de voluntários para ser alvo de uma acção de limpeza. Este será o primeiro dos muitos locais do concelho a que este grupo, com ligação ao projecto Save Your Planet e ao projecto Mãos à Obra, quer chegar

- PUB -

 

Consciencializar os cidadãos para a prática de apanhar lixo é o principal objectivo do grupo de cidadãos que se une hoje na praia da Mitrena, em Setúbal, para limpar do espaço o lixo acumulado. O encontro que está marcado para as 11h00, e vai decorrer durante todo o dia, conta com a ajuda de mais de uma centena de voluntários.

 

- PUB -

Para além da limpeza da praia, esta acção pretende dar o exemplo, depois dos participantes terem tomado consciência da “grande quantidade de lixo que se encontra nestes locais”, revela Rute Rilhó, que para além de participar nesta iniciativa tem ajudado a divulgá-la.

 

A iniciativa de limpar a praia da Mitrena surgiu por parte de um grupo filiado ao projecto Save Your Planet, no qual Rute Rilhó se encontra envolvida. Para além deste local, pretendem chegar ao “maior número de sítios em Setúbal que precisem de ser limpos”, revela. Para além de plástico, também beatas de cigarros ou outros materiais irão ser apanhados. Para os interessados que não possam comparecer, Rute Rilhó diz que “podem trabalhar individualmente, a caminho do trabalho ou de outro sítio. Apenas queremos que apanhem o lixo do chão e o coloquem nos contentores”.

- PUB -

 

Para a iniciativa, a Câmara Municipal de Setúbal disponibilizou luvas e sacos para o depósito do lixo apanhado, e ainda o transporte do mesmo para os devidos pontos de despejo. Também o Gabinete da Juventude contribuirá com alguns materiais e com o planeamento do roteiro.

 

Projectos unidos para um distrito mais limpo

 

Na região de Setúbal são já centenas as pessoas ligadas a esta causa. O projecto Save Your Planet uniu-se ao projecto Mãos à Obra, no qual já se encontram integrados todos os concelhos do distrito. Só no concelho do Seixal, são quase 300 os participantes, enquanto que o concelho de Setúbal conta com 240 pessoas.

 

O projecto Mãos à Obra é um projecto solidário, que nasceu da iniciativa de Inês Durão. Este consiste na limpeza geral de Portugal, ao mesmo tempo, por um grupo de jovens aderentes a esta causa. Cada distrito terá vários representantes, de forma a orientarem os participantes.

A primeira limpeza nacional está marcada para o dia 22 de Setembro, a começar pelas 10h00. Para este dia existirá um roteiro pelo qual os participantes terão de se guiar, criado pelo representante do respetivo concelho. De momento, existe, respectivamente, um representante no concelho do Montijo/Alcochete, da Moita, do Seixal e de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -