23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalRui Rio quer Fernando Negrão mas distrital bate-se por Maria Luís

Rui Rio quer Fernando Negrão mas distrital bate-se por Maria Luís

Escolha de número dois por Setúbal gera braço-de-ferro. Nova reunião marcada para amanhã, depois de a distrital se ter manifestado irredutível na primeira ronda negocial com a estrutura nacional

 

- PUB -

Rui Rio quer Fernando Negrão, líder da bancada parlamentar do PSD, para número dois da lista de candidatos do partido pelo círculo eleitoral de Setúbal, mas a distrital defende com unhas e dentes o nome da ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e gerou-se um impasse na reunião realizada na última quinta-feira, na São Caetano à Lapa.

O encontro redundou num braço-de-ferro entre a distrital e a nacional e para amanhã ficou marcada nova “ronda negocial”, na qual será conhecida a decisão do líder do partido: ou Rio cede ou dinamita com os restantes e frágeis elos de ligação à distrital, órgão que tem já convocada para amanhã à noite uma reunião alargada da comissão política para se debruçar sobre o processo.

Bruno Vitorino, presidente da distrital, em declarações a O SETUBALENSE, apenas confirmou que o tema foi debatido na reunião e que foi supreendido, preferindo não se alongar em comentários. “Tivemos a reunião. A caminho fui surpreendido por notícias que davam como certo Negrão como segunda indicação da nacional. Confirmo que esse assunto foi abordado, tal como o nome de Maria Luís Albuquerque como primeira indicação da distrital”, disse.

- PUB -

Na quinta-feira, sabe O SETUBALENSE, Bruno Vitorino, acompanhado pelos vice-presidentes da distrital António Salgueiro e Paulo Ribeiro, foi recebido na sede do PSD por José Silvano, secretário-geral do partido, mas, perante a sugestão do nome de Negrão lançada para cima da mesa (que declinou), recusou prosseguir a discussão dos restantes lugares da lista, sem que o número dois estivesse definido, passando a bola para o lado de Rio.

A intenção é clara: obrigar o líder do partido a assumir se quer ou não ter Maria Luís Albuquerque como deputada, já que a social-democrata não estará na disposição de ocupar outro lugar na lista.

Regulamentos e escolhas

- PUB -

Os regulamentos do PSD prevêem que o líder do partido possa escolher o cabeça-de-lista (e Rio surpreendeu ao escolher Nuno Carvalho, vereador na Câmara de Setúbal), mas não contêm qualquer prerrogativa a indicar que deva escolher o número dois.

A distrital havia enviado para Lisboa uma lista, na qual indicava Maria Luís como número um, sugestão que fora apoiada por todos no distrito, excepção feita à secção de Setúbal. Depois surgiu o anúncio da nacional de que o cabeça-de-lista pelo distrito seria precisamente o nome que a secção de Setúbal havia indicado à distrital, Nuno Carvalho, com Bruno Vitorino e restantes elementos da estrutura regional a tomarem conhecimento da decisão pela Comunicação Social.

Estava aberta uma guerra entre a nacional e a distrital, agora adensada com a discussão em torno da escolha do nome para segundo lugar da lista. Amanhã, Rio tem a última palavra.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -