26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalOdemiraFACECO abre portas no dia em que o rio Mira vira a...

FACECO abre portas no dia em que o rio Mira vira a página

Estão abertas as portas da FACECO. A 29.ª edição do certame teve a sua inauguração oficial esta tarde, com discursos dos presidentes da Junta de Freguesia de S. Teotónio, Dário Guerreiro, e da Câmara Municipal, José Alberto Guerreiro, e do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde. A cerimónia antecedeu a assinatura do Pacto do Mira, que surge na véspera da apresentação do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, que decorrerá pelas 16:30 horas de amanhã. 

- PUB -

“Temos um grande conjunto de desafios, muita obra feita, um concelho cheio de vontade se afirmar e dar um sinal de vitalidade desta terra”, garantiu o Secretário de Estado, que durante o dia acompanhou no terreno as necessidades do rio e não tem dúvidas: “Há muito trabalho por fazer.” O memorando foi assinado por 14 instituições – Câmara Municipal, Agência Portuguesa do Ambiente, Águas Públicas do Alentejo, Associações de Beneficiários do Mira, Capitania do Porto de Sines, ICNF, juntas de freguesia de Boavista dos Pinheiros, Longueira/Almograve, Sabóia, Santa Clara-A-Velha, São Luís, São Martinho das Amoreiras, Vila Nova de Milfontes e São Salvador e Santa Maria. 

José Alberto Guerreiro, presidente da autarquia, espera que este memorando traga tempos de mudança e que o município possa “aproveitar nos tempos modernos o que os antepassados fizeram” no passado. “Vozes disseram que estávamos de costas voltadas ao rio. Espero que esta FACECO marque o virar da página”, acrescentou. 

FACECO volta com muita animação 

- PUB -

“A edição de 2019 da FACECO está melhor em todos os sentidos”, garantiu Dário Guerreiro, que vê com agrado a dinamização da feira na freguesia que preside. O certame, defende, espelha as atividades culturais de Odemira, “representa bem aquilo que é S. Teotónio”, um local “com capacidade de responder às dificuldades, (…) virado para o futuro mas sem esquecer o passado”. 

Já o presidente da autarquia frisou a importância do evento, numa altura em que sectores como o turismo estão a ganhar força no município. “Dizem que está mais bonita e eu concordo. Aqui encontramos variadíssimas atividades e iguarias. Aproveitem-nas”, disse o edil, agradecendo a todos os que, apesar das dificuldades, tornaram possível o regresso da feira.  

No certame, cujo orçamento ronda os 250 mil euros, são esperados perto de 30 mil visitantes, que poderão conhecer o trabalho de empresas e instituições que se vão dar a conhecer ao longo de cerca de 300 stands. Também os mais novos têm espaços à sua disposição, com uma área de diversões com trampolins ou insufláveis, um campo para a prática de “Laser Tag” e o espaço Ojovem, que confrontos de gamer e a presença de youtubers. 

- PUB -

As atividades vão continuar até ao próximo domingo, sendo esperadas grandes enchentes ao longo do fim-de-semana. Além das atuações de Carolina Deslandes e Manuel Cruz, que vai suceder aos Diabo na Cruz, os destaques desta edição contam com os concursos das raças bovinas Limousine, Holstein Frisía e da cabra charnequeira, provas de vários produtos regionais como mel, vinhos ou queijos, a entrega  dos prémios “Espírito Empreendedor” e a oferta de viaturas às IPSS locais por parte do Crédito Agrícola de S. Teotónio. 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -