25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaRecuperação dos Paços do Concelho vai ter segundo concurso público

Recuperação dos Paços do Concelho vai ter segundo concurso público

Álvaro Amaro revelou que procedimento ficou deserto e explicou obra que vai ser feita

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

A sessão de câmara, a primeira do mês de Julho, começou com os pedidos de substituição devido a férias da vereadora Fernanda Pésinho por Zoraima Prado e de Adílo Costa por Tiago Paulino, da CDU. O socialista António Braz substituiu a vereadora Mara Rebelo e José Calado, do MIM foi substituído por Palmira Hortense. Depois de aprovadas as substituições, o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro deu algumas informações, com destaque para o lançamento de novo concurso, o primeiro ficou deserto, para a empreitada de recuperação do salão nobre dos paços do concelho. O preço base do concurso atinge o montante de mais de 725 mil euros. A intervenção envolve uma obra extremamente complexa, revelou o edil palmelense, e “irá permitir a recuperação e preservação do património histórico do Salão Nobre, através da eliminação de patologias e da conservação e restauro das pinturas murais que valorizam esta área nobre do edifício”.

A empreitada, revelou Álvaro Amaro, “incluirá a reabilitação de fachadas e coberturas e do terraço, colunas e pilastras”, que darão o acesso exterior ao salão nobre.

Maior mobilidade

- PUB -

Actualmente os cidadãos de mobilidade reduzida não têm acesso ao primeiro piso do edifício, e daí que uma das preocupações da autarquia tenha sido dar maior mobilidade ao espaço de todos os munícipes, para além de passar a ter um maior desempenho energético.

O concurso contempla duas áreas de intervenção, explicou o autarca, pois “uma parte da obra é cofinanciada por fundos comunitários”, que contempla “a reabilitação das fachadas e coberturas incluindo saguão, zona da arcada, galeria e pátio exterior poente”.

A outra parte da intervenção é suportada pelo apoio financeiro da Câmara e incidirá na reabilitação do salão nobre e as áreas adjacentes nos pisos 0 e 1 e salas a criar no sótão.

 

 

Bombeiros recebem apoios para viaturas

 

A Associação de Bombeiros de Águas de Moura vai receber um apoio da Câmara de Palmela, no montante de 30 mil euros para comparticipar a compra de uma ambulância de socorro e de 10 equipamentos de proteção individual.

Também os Bombeiros de Pinhal Novo recebem igual valor para ajudar na compra de um veículo de combate a incêndios florestais e de uma viatura de transporte de passageiros disponível para cadeira de rodas. A Câmara irá apoiar cada associação com a verba de dois mil euros para a formação dos bombeiros.

 

 

Chafariz Dona Maria I na fase de projecto

 

A reparação e conservação do Chafariz D. Maria I tem em execução o projecto, anunciou Álvaro Amaro, que envolve a intervenção a “nível dos paramentos, reboco e pintura, tratamento dos dois tanques laterais, incluindo a sua limpeza, impermeabilização e reposição da drenagem, e tratamento dos elementos em pedra dos tanques”.

A intervenção realizada com dinheiros municipais envolve um custo superior a 11 mil euros, mas Álvaro Amaro esclarece que a obra só poderá avançar depois do projecto “ser aprovado pela Direção Geral do Património Cultural, porque o chafariz é monumento classificado”.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -