24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAmérica Latina e Portugal lançaram notas de interculturalidade nos palcos da cidade

América Latina e Portugal lançaram notas de interculturalidade nos palcos da cidade

O festival ibero-americano EXIB Música esteve pela primeira vez em Setúbal. Durante três dias o evento organizado em parceria com o município setubalense e o Alto-Patrocínio do Presidente da República proporcionou mais de duas dezenas de concertos gratuitos a setubalenses e visitantes

- PUB -

 

 

A 5ª edição do festival de música ibero-americana EXIB Música encerrou com uma gala especial no Fórum Luísa Todi, durante a qual José Afonso foi homenageado, com a atribuição do Prémio da Música Ibero-Americana, pela sua vida e obra decida à música, enquanto ícone da cultura portuguesa e da intervenção da arte nos movimentos políticos e sociais.

- PUB -

Foi João Afonso, sobrinho de José Afonso, que recebeu o prémio pelas mãos da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, agradecendo ao EXIB “a homenagem que prestaram a José Afonso, à sua obra poética e musical, que nos honra muito. Desejo que a música ibero-americana continue a unir-nos a todos”, disse o cantor, que, em conjunto com o Coral Infantil de Setúbal, protagonizou um dos momentos da noite com a interpretação de “Índios da Meia Praia”.

Também a obra da argentina Mercedes Sosa, dedicada à defesa da paz através da música, foi homenageada no encerramento deste festival icónico, que coloca Setúbal no pódio da multiculturalidade artística a nível mundial.

A sobrinha de Mercedes Sosa, em representação da família, recebeu das mãos do vereador da Cultura, Pedro Pina, o Prémio da Música Ibero-Americana, declarando que “a família de Mercedes Sosa está muito feliz com esta homenagem. Há dez anos que a minha tia não se encontra entre nós e sentimos muito a sua falta, sobretudo nos tempos difíceis que passamos na Argentina, porque ela tinha sempre uma palavra a dizer na luta”, sublinhou.

- PUB -

Nesta primeira edição do Prémio da Música Ibero-Americana foi, igualmente, atribuída a Menção Especial Diversidade a Manuel Obregón, pianista e compositor costa-riquenho, que não escondeu a emoção desta homenagem. “Sinto-me muito honrado por partilhar este prémio com a homenagem prestada a Mercedes Sosa e a José Afonso e agradeço ao povo de Setúbal por me receber tão bem.”

Na Gala de Encerramento do EXIB Música decorreram ainda diferentes homenagens a artistas que, entre a Europa e América do Sul, encontram diferentes casas para promover a música, a dança, o teatro e a pintura, numa simbiose das artes e das suas diferentes culturas.

Neste contexto o pianista, compositor e produtor musical brasileiro Benjamin Taubkin foi também reconhecido pelo EXIB com a atribuição da Menção Especial Compromisso. Um momento de emoção em que o músico destacou a cumplicidade com a qual o seu trabalho foi recebido em Portugal. “Para um brasileiro receber um prémio em Portugal é muito ‘bacana’. Sinto um transbordo de afeto, porque tudo foi feito com muito carinho, e de surpresa também por terem contactado tantas pessoas para falarem de mim.”

A REDPEM – Red de Periodistas Musicales de Iberoamérica atribuiu ainda o Prémio Impulso, que distingue o artista em destaque na edição 2019 do EXIB Música ao grupo português Seiva, que na noite do dia 13 encheu a Praça de Bocage com os sons da nossa tradição musical.

Já o Prémio Artista foi atribuído em homenagem ao artista independente ibero-americano que mais se destacou em 2018 e 2019: o conjunto venezuelano C4 Trio.

Para ambos premiados, a REDPEM disponibiliza uma bolsa de estudo para formação na Berklee College of Music, em Valência, Espanha.

 

Os Três Dias da música

 

Ao longo de três dias, de 13 a 16 de Junho, Setúbal recebeu 21 concertos com entrada gratuita, realizados por artistas provenientes de nove países ibero-americanos que encheram a baixa da cidade com a música de além-fronteiras, desde a Praça de Bocage, à Avenida Luísa Todi e Casa da Baía.

A Praça de Bocage foi o palco da Mostra Oficial que acolheu os projectos musicais seleccionados para a 5ª edição do EXIB Música, num concurso internacional que contou com mais de quatrocentas candidaturas. A Mostra Portugal por seu lado concentrou as suas apresentações no coreto da Avenida Luísa Todi e na Casa da Baía.

O evento incluiu ainda uma mostra de produtos dos diversos países, na Avenida Luísa Todi, e a oportunidade para reflectir sobre a gestão musical e a cidade, num seminário que se realizou no Fórum Luísa Todi e na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

 

“9500 Km al sur”: do Uruguai para Setúbal

 

O artista plástico uruguaio Juan Carlos Barretto foi presença destacada no V EXIB Música com a concretização do mural “9500 km al Sur”. A obra esteve em produção, in loco, no exterior da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Um trabalho de street art cujo nome foi escolhido pela distância que separa San José de Mayo, terra-natal do artista no Uruguai e a cidade de Setúbal. Uma obra inspirada nas mesas dos cafés e bares das suas cidades.

Juan Carlos Barretto é considerado um dos artistas plásticos mais urbanos da sua geração, tendo conquistado diversos prémios, com destaque para a medalha de ouro do Salón Nacional de Grabados Fundación Lolita Rubial. Os seus murais estão expostos em centros culturais públicos e privados, no Uruguai e Chile.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -