28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalRitmos ibero-americanos despedem-se de Setúbal no Fórum Luísa Todi

Ritmos ibero-americanos despedem-se de Setúbal no Fórum Luísa Todi

Percurso de vida e obra de José Afonso será homenageado na gala de encerramento do V EXIB Música, amanhã no Fórum Luísa Todi. A obra da argentina Mercedes Sosa será também distinguida como símbolo de luta pela liberdade e solidariedade

- PUB -

 

Até sábado, setubalenses e visitantes podem assistir aos últimos espectáculos do EXIB Música. Na sua 5ª edição o EXIB Música representa, nas palavras de Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, a consolidação de “uma das maiores festas da música ibero-americana”.

Um evento organizado em parceria com o município setubalense e com o Alto-Patrocínio do Presidente da República, que apresenta espectáculos gratuitos em vários espaços e equipamentos da cidade, com a presença de 600 participantes de 21 países e ritmos “que se entrecruzam no grande emaranhado de influências que é a música deste grande espaço peninsular e de além-mar”, destaca Dores Meira.

- PUB -

Este ano o EXIB Música ganha maior destaque com a atribuição da primeira edição do Prémio da Música Ibero-Americana. Uma distinção que, na gala de encerramento do festival, marcada para este sábado, no Fórum Luísa Todi, homenageia dois nomes maiores da música portuguesa e argentina, concretamente José Afonso e Mercedes Sosa.

Para Maria das Dores Meira, “é uma honra e uma alegria sermos a cidade em que se vai atribuir, pela primeira vez, o Prémio EXIB para a música ibero-americana”.

Segundo a autarca, a distinção de ambos os música destaca as suas vidas dedicadas ao impacto da rate na sociedade. “José Afonso e Mercedes Sosa, em cada um dos lados do oceano, fizeram das palavras instrumento de acção por uma vida melhor e da música a arma de paz com que combateram a violência de regimes que calavam vozes e atrasavam o progresso das sociedades e das ideias”.

- PUB -

Durante a gala de encerramento do EXIB MÚSICA, que terá início pelas 21h00, são ainda atribuídas a Menção Especial Diversidade a Manuel Obregón, pianista e compositor costa-riquenho e a Menção Especial Compromisso, que reconhece o mérito do pianista, compositor e produtor musical brasileiro Benjamin Taubkin.

A REDPEM – Red de Periodistas Musicales de Iberoamérica atribui ainda o Prémio Impulso, que distingue o artista em destaque na edição 2019 do EXIB Música, e o Prémio Artista, em homenagem ao artista independente ibero-americano que mais se destacou em 2018 e 2019.

Nota de redacção:

  • Por lapso de redacção na edição impresa de hoje, 14 de Junho, referimos que o encerramento do V EXIB Música decorreria na Praça de Bocage. Contudo, a Gala de Encerramento do festival ibero-americano decorrerá este sábado (15) no Fórum Luísa Todi. O evento é gratuito e as entradas podem ser levantadas na bilheteira do Fórum Luísa Todi, com um limite de dois acessos por pessoa.
- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -