26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroDia B em solidariedade do Barreiro a Moçambique

Dia B em solidariedade do Barreiro a Moçambique

17 de Maio será o novo Dia B do município do Barreiro. Este ano a iniciativa é dedicada à ajuda humanitária dentro do concelho, com enfoque em casos de sem-abrigo e além fronteiras, até Moçambique

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

 

 

Momentos dedicados à solidariedade estão de regresso ao Barreiro com a concretização da iniciativa Dia B, a 17 de Maio.

- PUB -

O município do Barreiro, a comunidade educativa, o movimento associativo e muitos barreirenses convidam a população a participar nesta edição através da recolha de bens essenciais e material médico, que devem ser entregues junto das escolas, associações e IPSS.

Posteriormente, nos dias 18 e 20 de Maio a autarquia recolherá os bens angariados e organizará a sua distribuição junto da população carenciada do Barreiro, assim como para Moçambique.

A par destas caraterísticas, Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal, apresenta o Dia B deste ano com “uma vertente solidária no apoio a sem-abrigo”. Um projecto que vem desde há um ano atrás, “quando na edição anterior do Dia B referimos a vontade de concretizar essa aposta”, destaca Frederico Rosa.

A abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e os acordos para criar um Núcleo de Planeamento e Intervenção junto dos Sem-Abrigo representaram o ponto de partida para que começassem a surgir “muitos pedidos avulso sobre bens necessários para entregar às comunidades e aos mais desfavorecidos”, explica o autarca.

A Campanha Solidária por Moçambique foi também um momento que Frederico Rosa caracteriza de “abertura”, para despertar ainda mais os barreirenses para a solidariedade. “Uma campanha que esteve no topo da agenda mediática” e através da qual os barreirenses entregaram mais de 100 quilos de bens, entre medicamentos e produtos similares nas Corporações de Bombeiros do Concelho do Barreiro.

Para o autarca o Dia B será um movimento de grande solidariedade, “que pretende ajudar os barreirenses com situações económicas muito complicadas e IPSS com diversas carências”. Perante estas perspectivas Frederico Rosa não tem dúvidas sobre o sucesso desta iniciativa e afirma com certeza que, “os barreirenses vão mostrar que este é um concelho solidário”.

 

Rede solidária por mais saúde e qualidade de vida

São diversas as associações do município dedicadas a diferentes áreas de trabalho na acção social que participam no Dia B e apoiam os muitos dias de solidariedade por vir.

A associação “Vem Vencer”, o CATICA – Centro Comunitário de Coina, o CASP – Centro de Ação Social de Palhais, Centro Social e Paroquial Padre Abílio Mendes, a CERCIMB, Instituto dos Ferroviários, Jardim de Infância D. Pedro V, a Santa Casa de Misericórdia, a SDUB os Franceses e a Associação NÓS, marcam presença e compromisso nesta iniciativa que Frederico Rosa apresenta como, “uma grande campanha que irá envolver toda a gente, de uma forma integrada e em rede”.

Também o Cantinho Alegre da Infância, o Centro Social de Santo António e o Centro Social Paroquial de Santo André também participam no Dia B dedicados à solidariedade em prol de todo o concelho.

Sara Ferreira, vereadora responsável pela área de intervenção social, deixou um apelo para que, além das IPSS todos os munícipes participem neste Dia B “com carácter solidário”, com o objectivo de “ajudar quem mais precisa no nosso concelho e trazer mais qualidade de vida aos barreirenses que necessitam”.

De acordo com a vereadora, o executivo da autarquia considerou “importante dar um cariz social a este projeto e contamos com a colaboração de todos para consigamos fazer um grande dia de solidariedade”.

 

 

 

Emergência da alimentação à saúde pública

 

No âmbito da iniciativa Dia B as IPSS, escolas e associações do Barreiro vão recolher nas suas instalações, a 17 de Maio, medicamentos e bens alimentares, para ajudar a população carenciada do Barreiro e Moçambique, em crise humanitária devido ao desastre natural causado pelo ciclone Idai.

 

– Ácido Ascórbico

– Álcool Etílico

– Analgésicos e Antipiréticos (Aspirina, Ben-u-ron, Brufen, Tylenol, entre outros)

– Antibacterianos

– Antidiarreicos (Imodium, UL-250)

– Antifúngicos (Canesten)

– Anti-histamínicos (Benaderma, Zyrtec)

– Anti-inflamatórios (Voltaren)

– Desinfetante para as mãos à base de Álcool

– Gaze

– Leite em Pó – Fórmula Para Bebés

– Luvas Cirúrgicas, Máscaras Respiratórias

– Medicamentos Anti-infeciosos Ofalmológicos

– Medicamentos Dermatológicos Tópicos

– Medicamentos Gastrointestinais (Buscopan), Pensos Rápidos e outros Adesivos

– Soro Fisiológico

– Suplementos Vitamínicos

– Produtos Desinfetantes Diversos

– Pastilhas de Purificação da Água e Redes Mosquiteiras

– Bens alimentares: leite, papas/cereais, atum/sardinhas em lata, salsichas, arroz; massas, azeite, óleo, açúcar, farinha, bolachas, grão e feijão

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -