25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaPresidente da República fecha conferência em Grândola

Presidente da República fecha conferência em Grândola

António Figueira Mendes, presidente da Câmara, abre iniciativa dedicada ao tema ‘Montados, Sobreirais e Azinhais’, que integra ciclo promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal. Marcelo apadrinha evento

 

- PUB -

Marcelo Rebelo de Sousa vai encerrar a segunda conferência do ciclo sobre gestão florestal, território e riscos naturais, que tem lugar esta quarta-feira, 17, a partir das 10h30, no Cine Granadeiro – Auditório Municipal, em Grândola. A intervenção do Presidente da República, programada para as 15h45, fecha o evento subordinado ao tema “Montados, Sobreirais e Azinhais”.

O Chefe do Estado ficará a conhecer o ponto da situação sobre o montado/floresta da região à chegada à Serra de Grândola, pelas 14h00, onde será recebido por uma comitiva liderada pelo presidente da Câmara Municipal, António Figueira Mendes. Depois rumará ao auditório do Cine Granadeiro, para se juntar aos participantes na conferência.

Promovida pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a iniciativa visa “contribuir para uma melhor compreensão pública da relevância dos sistemas de produção florestais mediterrânicos e dos desafios que se colocam na sua gestão, num contexto de rápida mudança do clima, drásticas alterações do uso do território rural, da sua população e das condições sociais e económicas em que a gestão da floresta ocorre”, revela a autarquia, que apoia a realização da conferência.

- PUB -

A sessão de abertura está agendada para as 10h30 e estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes. Seguem-se as intervenções de Conceição Santos Silva, da União da Floresta Mediterrânica, que irá debruçar-se sobre o tema “O montado de sobro em Portugal: Presente e Futuro”, e Luís Silva, da World Wildlife Fund (WWF), que irá falar sobre “Uma nova geração de plantações para o montado”.

A primeira parte do evento contará ainda com a intervenção de Joana Amaral Paulo, do Instituto Superior de Agronomia, que dissertará sobre “Produtividade dos montados em Portugal no período 1984–2017”.

Para a segunda parte da conferência, a partir das 14h00, estão reservadas as intervenções de André Vizinho (Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências), que irá abordar a “Adaptação do Montado às Alterações Climáticas”, Rui Almeida (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), que apresentará o tema “Da Serra de Grândola à Serra do Cercal – padrões de incêndios rurais”, e Rui Alves (Companhia das Lezírias), com “A sustentabilidade do montado de sobro – o caso da Companhia das Lezírias”.

- PUB -

António Gonçalves Ferreira, da CAP, apresentará a conclusão, subordinada à temática “Sistemas agroflorestais mediterrânicos-uma solução transversal”, para Marcelo Rebelo de Sousa proceder ao encerramento do evento, que conta ainda com os apoios da Associação dos Agricultores de Grândola e do PEFC Portugal (Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -