20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalOctávio Machado acusa Governo de falta de respeito pelos bombeiros

Octávio Machado acusa Governo de falta de respeito pelos bombeiros

Presidente da Associação dos Bombeiros de Palmela crítica Orçamento de Estado e nova legislação

Fátima Brinca

- PUB -

Octávio Machado é presidente dos Bombeiros de Palmela há mais de 20 anos e se por um lado enaltece a Câmara de Palmela, que “foi a pioneira de um protocolo para a criação de equipas de permanência”, por outro lado critica o Governo que “não nos dá nada, pois esta casa paga por mês sete a nove mil euros de Segurança Social e recebe do Estado cinco mil euros mensais”.

O dirigente palmelão vai mais longe afirmando que “existe uma enorme falta de respeito do Governo pelos bombeiros portugueses e não eu apenas a sentir que a o Orçamento de Estado e a nova Lei Orgânica são extremamente lesivos para as instituições de segurança e protecção das populações e o tempo dirá se tenho razão ou não”.

A nova lei orgânica, destaca, “deixa no ar algumas condições, mas tivemos uma reforma em 2006, que ainda não estava consolidada e agora aparece esta em 2018 e que passa completamente ao lado da maior força de protecção do país”. E acrescenta “saberemos falar a uma só voz e dizer àqueles que nos tratam com deselegância e desprezo que pouco ou nada é possível sem os bombeiros, que estão magoados e tristes pelo tratamento que lhes é dado”.

- PUB -

Octávio Machado defende que  “o Estado não consegue fazer melhor e não tem que estragar, mas apoiar as associações criadas pelo povo, porque os bombeiros nunca irão pôr em causa a segurança das pessoas e dos seus bens”.

As comemorações do 81º aniversário dos Bombeiros de Palmela realizam-se no próximo domingo e um dos pontos altos será a inauguração das obras do quartel, que envolveram montantes superiores a 310 mil euros, conforme explica o presidente Octávio Machado, pois “tivemos imprevistos inesperados onde realizámos o reforço dos pilares e problemas que obrigaram a intervenções de técnicos de arqueologia”.

Mas anuncia que “os investimentos estão controlados e pagos, mas ainda temos que proceder ao recheio das novas instalações com camas, colchões e equipamentos que envolvem mais umas largas dezenas de milhares de euros”.

- PUB -

O aniversário contará também com a bênção de duas novas viaturas, uma de emergência comparticipada pelo INEM e outra de transporte de doentes não urgentes, que “será paga integralmente pela Associação” revela.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -