29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoJunta de Freguesia vai distinguir 'pai da Barca Aldegalega'

Junta de Freguesia vai distinguir ‘pai da Barca Aldegalega’

Francisco dos Santos será a única personalidade a receber o galardão este ano. Comemorações do Dia da Freguesia vão decorrer em “moldes diferentes”. Entrega da barca terá lugar no próximo dia 14, em cerimónia que contará com a actuação de Paulo de Carvalho. No dia 15 haverá animação na Praça da República.

- PUB -

José Francisco dos Santos vai ser distinguido com a Barca Aldegalega no próximo dia 14, durante a cerimónia de comemoração do Dia da Freguesia do Montijo, a ter lugar a partir das 21h30 no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. Aos 83 anos, o ex-vice-presidente da Câmara Municipal e antigo presidente da Junta do Montijo, “será o único” a receber este ano a distinção de mérito, confirmou ao SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO o presidente da Junta, Fernando Caria.

“Apetece-me dizer que iremos distinguir aquele que foi o pai da Barca Aldegalega. Foi José Francisco dos Santos que, enquanto presidente da Junta do Montijo, instituiu este galardão que visa dar a conhecer personalidades, entidades e/ou associações locais que se notabilizaram em prol da nossa terra. A primeira barca foi atribuída em 1999”, disse o presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

Para o autarca, José Francisco dos Santos “já merecia há bastante tempo” a distinção. “Por tudo o que tem feito pelo Montijo. Esta é uma distinção inevitável e, sobretudo, de elevada justiça a um homem que, ao longo de 55 anos, dedicou a sua vida ao Montijo e aos montijenses”, defende Fernando Caria, justificando de seguida: “Decidimos agora esta atribuição porque ele já está afastado da vida política activa, evitando-se assim qualquer tipo de más interpretações e de aproveitamento político.”

- PUB -

É uma alegria para mim”

José Francisco dos Santos dividiu o seu percurso de vida entre o ensino e a política. Leccionou no secundário desde 1963, desempenhando os mais diversos cargos no seu trajecto pelo ensino. Primeiro na Escola Industrial e Comercial do Montijo, mais tarde Escola Secundária Jorge Peixinho, onde foi presidente do Conselho Directivo entre 1978 e 1998.

No plano autárquico, iniciou um percurso de 24 anos em 1993. Foi líder da bancada do PS na Assembleia Municipal (1993/1997), presidiu à Junta de Freguesia (de 1997 a 2013) e foi vereador na Câmara Municipal (de 2013 a 2017), além de ter sido vice-presidente da ANAFRE.

- PUB -

Prestes a ser distinguido, Francisco dos Santos não esconde emoção. “É uma honra receber a barca, apesar de achar que há mais pessoas que fizeram mais por esta terra do que eu”, revelou ao SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO o antigo autarca do PS, adiantando: “Se o executivo da Junta acha que é altura desta homenagem e que eu mereço, agradeço. Costumo dizer que tenho receio de não conseguir retribuir em vida tudo o que esta comunidade me deu. É uma alegria para mim.”

A concluir, Francisco dos Santos lembra o trajecto autárquico e sublinha: “Valeu a pena toda esta ligação de proximidade que tive com as pessoas, pois sempre defendi que deve ser este o nosso centro de acção.”

Comemorações em moldes diferentes

Pela primeira vez, as comemorações do Dia da Freguesia do Montijo vão decorrer “em moldes diferentes”, conforme explica Fernando Caria. “As comemorações realizavam-se sempre a 15 de Setembro. Este ano vamos aproveitar para proceder à entrega da Barca Aldegalega na véspera e o dia 15 será celebrado com uma programação com instituições do Montijo”, vincou.

No próximo dia 14, terá lugar a cerimónia de entrega da distinção de mérito que contará com um espectáculo com o artista Paulo de Carvalho. As entradas são gratuitas e podem ser levantadas nos dias 12, 13 e 14 de Setembro (até dois bilhetes por pessoa, tendo por limite a lotação da sala principal do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida).

Para o dia seguinte, a Junta de Freguesia preparou uma noite de animação na Praça da República, que acolherá as actuações da Banda Democrática 2 de Janeiro, da Sinfonia & Eventos, fechando com a actuação do DJ Pedro Ramalho.

A alteração ao até então habitual formato de comemorações será, de resto, “para manter” de futuro, admitiu o presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro. “Pretendemos assim associar ao Dia da Freguesia do Montijo uma demonstração do trabalho que as nossas instituições e colectividades desenvolvem no âmbito cultural na comunidade”, concluiu Fernando Caria.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -