23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioÚltimasSetúbal continua a ser o distrito do País com mais mortos nas...

Setúbal continua a ser o distrito do País com mais mortos nas estradas [corrigida]

Número de vítimas mortais nos primeiros cinco meses deste ano (26) é quase metade do registado em todo o ano de 2017 (56). Só no primeiro trimestre de 2018 a Segurança Rodoviária contabilizou 21 ocorrências nefastas na região.

- PUB -

A tendência registada no primeiro trimestre deste ano manteve-se inalterada até final de Maio com Setúbal a apresentar-se como o distrito do País com maior número de vítimas mortais resultantes de acidentes de viação nas estradas portuguesas. Segundo os últimos dados oficiais da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), referentes aos primeiros cinco meses de 2018 (1 de Janeiro a 31 de Maio), registaram-se nas estradas da região sadina 26 mortos, mais quatro do que no distrito de Lisboa (segundo da lista com maior número de vítimas mortais) e mais sete do que no distrito do Porto, seguindo-se os distritos de Santarém (16) e Faro (14).

Só nos primeiros três meses deste ano, a ANSR já contabilizara 21 pessoas mortas no distrito de Setúbal, o que significa que, nos últimos dois meses (Abril e Maio), registaram-se cinco vítimas mortais nas estradas da região.

Recorde-se que Setúbal, em 2017, foi o segundo distrito do País em termos de vítimas mortais (56), só ultrapassado pelo distrito do Porto (61). Significa isto que nestes primeiros cinco meses de 2018 já se registou quase metade (26) do número de mortos verificado nas estradas da região em todo o ano de 2017.

- PUB -

Os dados da ANSR dizem respeito aos mortos cujo óbito foi declarado no local do acidente ou a caminho do hospital.

Quinto da lista com mais acidentes

Os últimos dados da ANSR revelam que o número de acidentes nas estradas portuguesas aumentou nos primeiros cinco meses deste ano relativamente ao período homólogo, com um total de 52.728 desastres, que provocaram 182 mortos.

- PUB -

Entre 1 de Janeiro e 31 de Maio últimos, registaram-se mais 2.677 acidentes do que em período homólogo, um aumento que se repetiu nos feridos graves, que cresceram para 15.274 (mais 48). Já o número de mortos baixou no período homólogo para 182 (menos três) e o de feridos graves caiu para 705 (menos 110).

O balanço da ANSR, que reúne dados da GNR e PSP, indica ainda que só na última semana do mês de Maio (entre os dias 22 e 31) morreram nas estradas 18 pessoas e 53 ficaram feridas com gravidade em acidentes. Setúbal foi o quinto distrito do País onde se registaram mais acidentes (4.189), atrás de Lisboa (10.870), Porto (9.799), Braga (4.558) e Aveiro (4.545). Em 2017, o distrito de Setúbal, recorde-se, ocupou esta mesma quinta posição no que toca ao número total de acidentes, com 10.147 ocorrências.

Nos feridos graves, Setúbal não figura entre os primeiros: o distrito que maior valor apresenta nos primeiros meses deste ano é o de Lisboa (92), seguido de Santarém (82), Faro e Porto (67) e Leiria (54).

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -