30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioÚltimasAlcácer e Grândola vão ter gabinete de apoio aos migrantes da Comporta...

Alcácer e Grândola vão ter gabinete de apoio aos migrantes da Comporta e Carvalhal

Cada vez são mais os trabalhadores estrangeiros nestas localidades. Centro de Apoio vai ser criado por associação do Torrão, com apoio dos dois municípios

 

- PUB -

Alcácer do Sal e Grândola vão ter um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que será criado pela Associação de Desenvolvimento do Torrão (ADT), com o apoio dos dois municípios.

A participação de Alcácer do Sal é formalizada através de um protocolo, a celebrar com a associação, que foi aprovado esta quinta-feira (24), por unanimidade, na reunião pública do executivo municipal.

O protocolo prevê que o município apoie financeiramente a ADT, uma vez que a candidatura a apresentar tem comparticipação de apenas 75% do investimento. Alcácer do Sal vai atribuir um subsidio de 4.500 euros este ano e nos dois anos seguintes, esse valor será sensivelmente o dobro.

- PUB -

Tanto a CDU como o PS mostraram preocupação com o número crescente de migrantes na região, sobretudo nas freguesias da Comporta e do Carvalhal, que fazem parte destes dois municípios.

O gabinete a criar, segundo o presidente da Câmara, Vítor Proença (CDU), deverá ficar localizado em Alcácer do Sal.

O vereador Nuno pestana (CDU) explicou que o CLAIM vai ser dotado de recursos e meios humanos, designadamente dois técnicos e uma viatura, para conseguir contactar com os migrantes no terreno. Entre as intervenções de apoio a estas familias de estrangeiros está, por exemplo, a integração das crianças no sistema de ensino, para que tenham acesso à educação.

- PUB -

Por parte do PS, Clarisse Campo, considerou também tratar-se de um “projecto muito importante dado o elevado número de migrantes” já existente no concelho.

Este será o segundo CLAIM a servir o Litoral Alentejano, depois do gabinete que já está a funcionar em Odemira.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -