24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioÚltimasBombeiros de Grândola inauguram quartel de 1,5 milhões

Bombeiros de Grândola inauguram quartel de 1,5 milhões [galeria de fotos]

Secretário de Estado da Protecção Civil ouviu Federação Distrital de Setúbal pedir melhores condições para os bombeiros

- PUB -

 

This slideshow requires JavaScript.

 

- PUB -

Os Bombeiros Mistos de Grândola inauguraram no sábado o novo quartel da corporação, após anos à espera que as obras de construção fossem concluídas.

O processo atravessou vários mandatos autárquicos, desde Carlos Beato a Graça Nunes, até ser agora concluída a construção com Figueira Mendes como presidente da autarquia. O município deu o terreno, financiou metade do investimento, com 750 mil euros num total de 1,5 milhões, e fez os arruamentos e arranjos exteriores na zona envolvente ao novo quartel.

O presidente da Câmara recordou que foi um processo “complexo” que encarou como “prioritário”. Figueira Mendes acrescentou que a autarquia apoia os bombeiros com cerca de 100 mil euros por ano, e que tem uma equipa de sapadores florestais a trabalhar todo o ano, mas deixou bem claro que serem os municípios a limparem os terrenos é “uma tarefa impossível”.

- PUB -

Apesar de inauguradas agora, as novas instalações já são pequenas. O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Grândola disse, por isso, que esta foi a primeira fase e que agora é necessária a segunda parte que “será um novo parqueamento para albergar todas as viaturas”. Um investimento que José Luís Dias estima em 100 mil euros.

O quartel está sub-dimensionado porque decorreram vários anos desde que foi projectado até que ficou concluído. Mas a envolvente ao novo edifício tem bastante espaço para crescimento futuro.

Todos os responsáveis pela corporação, desde o presidente da Assembleia Geral, Nuno Matos, ao comandante Joaquim Duarte, consideraram tratar-se de um dis histórico para os Bombeiros de Grândola, e o presidente, Luís Dias, concluiu que com a inauguração ficou cumprido o compromisso assumido pela direcção.

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal, João Ludovico, aproveitou a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, para reivindicar melhores condições para os bombeiros, designadamente melhorias no estatuto do bombeiro e a criação do cartão social.

“Chegou o momento de lutar por mais e melhores condições para os bombeiros do distrito de Setúbal”, disse João Ludovico.

O governante não deu respostas concretas a estas pretensões embora deixasse a ideia de que o Governo pode corresponder, uma vez que as classificou de “pequenas reivindicações”. Já quanto à necessidade de ampliação do parque do novo quartel, Artur neves deixou bem claro que a associação deve voltar-se para o município. “A Câmara Municipal naturalmente não vai deixar de apoiar”, afirmou.

Grândola recebe equipa helitransportada de combate a fogos

Os Bombeiros de Grândola, responsáveis por 825 quilómetros quadrados de área em que 72% é floresta, vão acolher uma equipa de intervenção permanente de combate aos fogos, no âmbito do dispositivo nacional que está a ser criado já para este ano.

O protocolo que cria esta equipa helitransportada de intervenção rápida vai ser assinado na sexta-feira, dia 4, entre os Bombeiros de Grândola, a Câmara Municipal e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Esta nova unidade vem reforçar o Centro de Meios Aéreos que já existe em Grândola – cujos acessos a Câmara concluiu agora – e o estatuto de Grândola como base estratégica para estacionamento de meios aéreos ao serviço dos distritos de Setúbal e Beja.

Tróia vai ter bombeiros permanentes

Os Bombeiros de Grândola estão a preparar-se para criar “em breve” uma equipa permanente de socorro em Tróia, revelou o comandante da corporação. Joaquim Duarte avançou que se trata de um núcleo que terá cinco bombeiros em permanência, de segunda a sexta-feira, porque Troia é uma zona do território onde os bombeiros demoram 40 minutos a chegar, quando partem do quartel em Grândola.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -