24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroNova alameda no Barreiro abre à cidade com o mural mais extenso...

Nova alameda no Barreiro abre à cidade com o mural mais extenso já alguma vez feito pelo artista Vhils [FOTOS]

O Barreiro inaugurou hoje, perante centenas de pessoas, a nova alameda da Rua da União, inserida no pilar de intervenção de requalificação urbanística dos territórios da Baía do Tejo, e a obra do artista Alexandre Farto, “AKA” Vhils, no Bairro de Santa Bárbara.

- PUB -

Esta intervenção de requalificação, que implicou um investimento de 1,5 milhões de euros, provenientes dos resultados da exploração operacional da empresa, estende-se por 2 hectares e envolveu reperfilamento da rua, nova via, passeios e arruamentos totalmente remodelados, sendo que 50% desta área é ocupada por zonas verdes.

Segundo Jacinto Pereira, presidente do Conselho de Administração da Baía do Tejo, há vários factores que contribuem para que esta nova alameda seja “muito importante” para a cidade.

“Um dos pilares desta obra é criar condições de acesso ao parque, para todos os clientes e empresas que a ele precisem de ter acesso”, disse Jacinto Pereira na inauguração de hoje, acrescentando que neste momento “estão instaladas cerca de 200 empresas nesta zona industrial”.

- PUB -

Outro dos objectivos é criar novos espaços que permitam “vivenciar o território com qualidade”, tornar acessível a Casa Museu Alfredo da Silva e instalar novos equipamentos nesta área do concelho, ao mesmo tempo que se concretiza, em definitivo, a abertura do território das antigas fábricas à cidade.

“Pretendemos criar melhores condições para todos os barreirenses, para que todos possam usufruir na totalidade deste espaço”, salientou o presidente do Conselho de Administração da Baía do Tejo.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, Frederico Rosa, sublinhou que com a abertura da nova alameda o Barreiro “está a expandir-se para territórios que estavam inacessíveis às pessoas. Neste momento estamos a colocar a cidade mais próxima desta zona”.

- PUB -

Simultaneamente a esta requalificação urbanística foi hoje inaugurada a obra do artista Vhils, no “Sobe e Desce” do Bairro de Santa Bárbara.

“Além desta construção, é inaugurado aquilo que eu considero que venha a ser uma extraordinária sala de visitas, a partir de hoje, e que venha a ser um dos principais ícones do Barreiro, que é a obra do artista Vhils”, destacou Jacinto Pereiro na cerimónia, justificando a ausência de Alexandre Farto por se encontrar em Hong Kong.

O artista, de renome internacional e que tem com as suas intervenções marcado cidades de diversos países e em vários continentes, assina no antigo Bairro Operário o maior mural que alguma vez fez. Em homenagem à história do território e das pessoas, na parede estão as marcas de homens e mulheres, antigos trabalhadores da CUF.

“A obra estende-se por cerca de 150 metros e visa interpretar e fazer sobressair as vivências do complexo industrial e o ADN fabril e empresarial que marca definitivamente este território”, referiu o administrador, concluindo que se trata de uma intervenção que faz “a ponte entre a modernidade e a herança que há cerca de 100 anos marca presença na margem esquerda do Tejo”.

This slideshow requires JavaScript.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -