24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioRegionalFreguesias do distrito elegem representantes em clima de consenso

Freguesias do distrito elegem representantes em clima de consenso

João Miguel, da Moita, foi eleito coordenador distrital. Nuno Costa, da Freguesia de S. Sebastião, deixa delegação distrital para integrar conselho directivo nacional. Rui Canas, da União de Freguesias de Setúbal, preside à assembleia distrital

- PUB -

 

Os autarcas das 55 freguesias do distrito de Setúbal elegeram, este sábado (24), os novos órgãos da Delegação Distrital de Setúbal da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), num encontro que decorreu no auditório do Mercado do Livramento.

- PUB -

O novo coordenador da delegação é João Miguel (CDU), presidente da Junta de Freguesia da Moita, que substitui no cargo o também comunista Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (Setúbal), que foi eleito recentemente para dirigente nacional da associação de freguesias (ver caixa).

Para presidente da mesa da assembleia da delegação distrital foi eleito Rui Canas (CDU), presidente da União de Freguesias de Setúbal, Anunciada, S. Julião e Santa Maria da Graça.

A lista única, eleita por unanimidade, integra membros de todos os partidos, o que, para João Miguel, novo coordenador distrital, “reflecte a realidade pluripartidária da região” e evidência o “permanente esforço de construção colectiva”.

- PUB -

João Miguel traça como objectivos deste novo mandato, o cumprimento “efectivo e rigoroso” das conclusões dos diversos encontros distritais das freguesias, procurar consensos, exteriorizar a posição da delegação distrital sobre os assuntos de maior importância, continuar a proximidade com todas as freguesias, a reposição das freguesias “extintas contra a sua vontade”, ou “reposição da capacidade financeira” destas autarquias.

O novo coordenador assume ainda a regionalização entre as principais acções e principios orientadores do conselho directivo distrital até 2022.

Já o coordenador cessante afirmou que com os novos dirigentes “está assegurada a continuidade do projecto” iniciado no seu mandato em que, segundo Nuno Costa, foi desenvolvido um trabalho de “proximidade”, em “equipa”, com atenção a todo o território e a todas as freguesias do distrito.

O autarca de S. Sebastião recordou que foram feitas duas rondas de reuniões descentralizadas, uma “novidade que que correu muito bem” – e que o novo coordenador fez questão de assumir expressamente que é para continuar. A realização de um congresso distrital por ano foi outra inovação introduzida no mandato de Nuno Costa e que tem o mérito de permitir a participação de todos os autarcas das freguesias do distrito.

O presidente da Junta de S. Sebastião notou que o “entendimento” dos dirigentes da delegação distrital tem sido o da procura de consensos entre as diversas sensibilidades partidárias e concluiu que durante este exercício Setúbal influenciou “muito” as posições da ANAFRE.

Também Rui Canas, presidente da mesa da assembleia da delegação distrital, destacou “o consenso que se consegue estabelecer”, que considera “importante porque assim conseguimos levantar mais alto a representação das freguesias”.

O autarca (CDU) da União de Freguesias de Setúbal agradeceu aos membros dos órgãos cessantes que “deram o seu melhor pelas freguesias, pelas populações e pelo território” do distrito.

Nuno Costa no conselho directivo da ANAFRE

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Setúbal, foi eleito, no recente congresso nacional da ANAFRE, para o conselho directivo da associação, pelo que não se recandidatou a coordenador da delegação distrital, tendo cumprindo apenas um mandato.

Nuno Costa assume, no conselho directivo da ANAFRE, dois pelouros; de acompanhamento das delegações Centro e Norte e das Funções Sociais do Estado, como Saúde e Solidariedade Social.

DELEGAÇÃO DISTRITAL DE SETÚBAL DA ANAFRE

 

Membros eleitos para o mandato 2018-2022

CONSELHO DIRECTIVO

Coordenador – João Miguel (Freguesia da Moita)

Vice-coordenador – Eduardo Rosa (Freguesia de Corroios)

Vice-coordenador – Gabriel Guerreiro (União Freguesias Barreiro Lavradio)

Vogal – Teresa Coelho (União Freguesias Monte Caparica Trafaria)

Vogal – António Santos (União Freguesias Seixal Arrentela Paio Pires)

Vogal – Hélder Moutinho (Freguesia do Torrão)

Vogal – Julieta Rodrigues (Freguesia Quinta do Anjo)

Suplentes

Vítor Antunes (Freguesia Quinta do Conde)

Vítor Pereira Manuel (Freguesia de Alvalade)

MESA DA ASSEMBLEIA

Presidente – Rui Canas (União de Freguesias de Setúbal)

1.º Secretário – Ricardo Fufino (União Freguesias Azinheira Barros S. Mamede)

2.º Secretário – Ricardo Pereira (União de Freguesias de Setúbal)

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -