25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioÚltimasPorto de Sines foi quem deu maior empurrão a recorde de cargas...

Porto de Sines foi quem deu maior empurrão a recorde de cargas movimentadas

De Janeiro a Maio, o volume total nas infra-estruturas portuárias do Continente foi de 40 milhões de toneladas. Sines registou quase mais 1,8 milhões de toneladas movimentadas, em relação ao período homólogo de 2016. Setúbal caiu 10,6%

O volume total de carga movimentada nos portos do Continente até Maio deste ano superou os 40 milhões de toneladas, mais 10,1% face ao mesmo período de 2016, com o Porto de Sines a cotar-se como principal responsável pelo registo do aumento verificado. Em sentido inverso, o Porto de Setúbal foi um dos que registaram um abaixamento, caindo 10,6% na movimentação de cargas em relação ao período homólogo do ano anterior.

- PUB -

“A variação positiva mais significativa, em valor absoluto, observa-se em Sines, quase mais 1,8 milhões de toneladas”, pode ler-se relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), que destaca também as subidas dos portos de Leixões e Aveiro.

“Esta melhor marca agora registada no sistema portuário reflecte idêntica situação verificada nos portos de Leixões, Aveiro e Sines, com variações homólogas de +10,3%, +23,8% e +9,1%, respectivamente, e é também alavancada pelo comportamento do Porto de Lisboa, que apresenta um acréscimo homólogo de 30,3%, correspondente a mais 1,15 milhões de toneladas”, indica o relatório. Leixões cresceu em mais 754 mil toneladas.

No período de Janeiro a Maio de 2017, nota ainda para o aumento de 7,5% observado no Porto da Figueira da Foz.

- PUB -

Já os portos de Viana do Castelo, Setúbal e Faro registaram volumes de carga movimentada inferiores aos do período homólogo de 2016, com quedas de 5,6%, 10,6% e 62%, respectivamente, que traduzem, no conjunto, uma diminuição de cerca de 440 mil toneladas, sustenta a AMT.

A classe de carga que maior volume movimentou foi a denominada carga geral, que ultrapassou 18,5 milhões de toneladas, representando 45,6%, seguida pela classe de granéis líquidos, a segunda mais significativa, com uma quota de 34,1% do total de carga movimentada.

“Nas operações de embarque efectuadas nos portos do Continente, que incluem a exportação, foi movimentado um volume de carga superior a 16,9 milhões de toneladas no período em análise, ultrapassando em 8,9% o volume homólogo de 2016”, conclui a AMT.

- PUB -

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -