19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegional25 DE ABRIL: Região agarra principais artistas para assinalar dia da liberdade

25 DE ABRIL: Região agarra principais artistas para assinalar dia da liberdade

Fique a conhecer os principais destaques das comemorações de Abril em cada um dos 13 concelhos do distrito

Alguns dos principais nomes portugueses do panorama artístico musical vão passar pela região para actuarem nas comemorações do 43.º aniversário da Revolução dos Cravos. O 25 de Abril de 1974 vai ser assinalado em todos os 13 concelhos do Distrito de Setúbal, através das mais diversas iniciativas, entre as quais se destacam alguns espectáculos musicais.

- PUB -

Alcácer do Sal, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Seixal, Setúbal e Sines são os concelhos que vão receber nomes mais sonantes da canção nacional: Anjos e irmãos Feist; The Gift e Camané; Pedro Abrunhosa; Tiago Bettencourt e Raquel Tavares; Jorge Palma e Sérgio Godinho; Deolinda e Agir; Paulo de Carvalho; e UHF, respectivamente.

As comemorações do 25 de Abril de 1974 também vão estar em destaque nos restantes concelhos do distrito, através de várias actividades artísticas, culturais e desportivas. Confira abaixo os principais destaques da programação comemorativa de cada um dos municípios.

ALCÁCER DO SAL

- PUB -

ANJOS E IRMÃOS FEIST. Concerto inédito com o Maestro Nuno Feist e o seu irmão Henrique a juntarem-se em palco a Nelson e Sérgio Rosado, da banda “Os Anjos”. O concerto comemorativo dos 43 anos da Revolução de Abril, oferecido pela Câmara Municipal, começa às 22h30, no Largo Luís de Camões. Após o concerto, haverá um espectáculo de fogo-de-artifício e, meia-hora depois, actua o DJ Poppy.

ALCOCHETE

SESSÃO SOLENE. Apesar de um leque de diversas actividades a decorrer pelo concelho, o destaque vai para a sessão solene evocativa da data que a Assembleia Municipal promove, pelas 16h00, no próprio dia no Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal de Alcochete. A sessão solene encerrará com um tributo a José Afonso “Zeca Sempre. A Utopia” por Luisa Ortigoso e conjunto “Pedra de Toque”.

- PUB -

ALMADA

THE GIFT E CAMANÉ. Um espectáculo com Camané, na primeira parte, e a banda The Gift, a actuar na segunda metade, é o destaque maior das comemorações em Almada. O concerto, de entrada livre, está agendado para as 22h00 no palco da Praça da Liberdade, na noite de 24. Pelo meio, irá cantar-se “Grândola Vila Morena”, haverá cravos pelo ar e fogo-de-artifício.

BARREIRO

PEDRO ABRUNHOSA & COMITÉ CAVIAR. O concerto com Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, a ter lugar a partir das 22h00 no Parque da Cidade, é a principal atracção da programação no Barreiro, que contempla ainda, entre várias outras iniciativas, o Desfile da Liberdade.

GRÂNDOLA

TIAGO BETTENCOURT E RAQUEL TAVARES. Nas comemorações do concelho grandolense, o destaque principal vai para o concerto de Tiago Bettencourt, que terá como convidada especial em palco Raquel Tavares. As celebrações arrancam logo pelas 20h15, com animação de rua pelos Batacundo, seguindo-se a tradicional Corrida da Liberdade, sendo que às 22h00 tem início a arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Haverá ainda um espectáculo piromusical, após a actuação de Tiago Bettencourt, e animação musical com Gonçalo Oliveira.

MOITA

JORGE PALMA E SÉRGIO GODINHO. O Largo das Festas em Alhos Vedros vai receber o espectáculo de maior destaque do programa promovido na Moita, com Jorge Palma e Sérgio Godinho a actuarem juntos, a partir das 21h30, de 24 de Abril. A primeira parte deste espectáculo estará a cargo da artista Valu. No dia 25, a Câmara Municipal organiza o grande Desfile da Liberdade na vila da Moita, a partir das 10h00.

MONTIJO

CARLOS ALBERTO MONIZ. O dia da revolução dos cravos vai ser assinalado com um conjunto de actividades culturais, desportivas e institucionais. Destaque para o espectáculo “Canções de Abril” com Carlos Alberto Moniz, a realizar-se pelas 21h30 de 24 de Abril, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. A entrada é gratuita (oferta de dois convites por pessoa).

PALMELA

PEDRO MESTRE E AUSENTES DO ALENTEJO. Das várias actividades de celebração que decorrem pelo concelho, destaca-se a inauguração da instalação de uma chaimite V-200, como monumento de homegaem à data histórica, a 23 de Abril, pelas 10h30, no local conhecido como Adega Pires ou JP Vinhos, na freguesia do Pinhal Novo. Destaque ainda para o espectáculo “Pedro Mestre e Ausentes do Alentejo”, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo (24 de Abril) e no Cine-teatro S. João (25 de Abril).

SANTIAGO DO CACÉM

MIGUEL ARAÚJO. A actuação de Miguel Araújo, a partir das 22h00, na noite de 24, é o destaque principal do programa de comemorações de Santiago do Cacém. O espectáculo realiza-se em Vila Nova de Santo André, na Avenida de Sines, junto ao Parque Central, seguindo-se a actuação do DJ Dadão.

SEIXAL

DEOLINDA E AGIR. O ponto alto das comemorações no Seixal será o concerto dos Deolinda, às 22h00, no dia 24, ao qual se seguirá a actuação, noite dentro, de Agir, a partir das 00h30. De permeio, pelas 00h00, nota também para um espectáculo de fogo-de-artifício sobre a Baía do Seixal.

SESIMBRA

OQUESTRADA E VIRGEM SUTA. A noite de 24 para 25 de Abril vai ser assinalada em simultâneo em Sesimbra, na Fortaleza de Santiago, e na Quinta do Conde com música de duas das mais originais bandas portuguesas da actualidade, os OqueStrada e Virgem Suta, popular duo de Beja. As sessões evocativas da “Revolução dos Cravos” iniciam-se pelas 22h00 e terminam, à meia-noite, com os tradicionais espectáculos de fogo-de-artifício. O dia 25 de Abril ficará marcado pelas inaugurações do Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra, localizado na antiga Escola Básica de Santana, às 11h00, e pela reabertura do Jardim do Pinheiro Manso, na rua Egas Moniz, Quinta do Conde, às 15h00.

SETÚBAL

PAULO DE CARVALHO. Os 43 anos do 25 de Abril são assinalados em Setúbal com um programa organizado pela Câmara Municipal e pelas juntas de freguesia, com o envolvimento do movimento associativo, que inclui atividades de âmbito cultural, social e desportivo. Destaque para a noite de 24 que começa com um concerto de Paulo de Carvalho, às 22h00, na Praça de Bocage, a que se segue, às 23h30, uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. A partir das 23h45, realiza-se uma arruada pelas ruas da Baixa, seguindo-se um espectáculo pirotécnico.

SINES

UHF E FERNANDO ALVIM. O destaque das comemorações do dia da liberdade em Sines vai para a iniciativa “noite da Liberdade”, a realizar, a partir das 22h30, de 24 de Abril, no Castelo, com um concerto da banda UHF, sessão de fogo-de-artifício e a actuação do DJ Fernando Alvim. A entrada é livre.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -